DESENVOLVIMENTO

Educação fundamental tem mudanças no currículo escolar

Educação fundamental tem mudanças no currículo escolar
As mudanças se adequam à nova Base Nacional Comum Curricular, estabelecida pelo Ministério da Educação. - Foto: Vivian Silva/PMM
A educação municipal de Maringá inicia o ano letivo de 2020 de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida para todo o país de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As principais mudanças determinadas para a aprendizagem da rede pública e privada são a antecipação da alfabetização e ensino de matemática no 2° ano do fundamental.

“Ao final do ano, alunos deverão estar com leitura fluente e escrevendo com autonomia. Focaremos na alfabetização, antes realizada no 3º ano”, explica Gisele Colombari, secretária da Educação. Além das atividades de alfabetização, outras mudanças são a inclusão de ensino religioso obrigatório, aprimoramento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a inclusão de tecnologias para alunos dos 4° e 5° ano.

Outro avanço no ensino, proposto pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), está na mudança do sistema de avaliação, passando de bimestral para trimestral, possibilitando mais tempo ao professor para ensinar e, aos alunos, melhora na assimilação do conteúdo. As aulas para os 44 mil alunos da rede municipal iniciam no dia 6 de fevereiro.

Prefeitura de Maringá