02/01/2020 00:00

SEGURANÇA

De acordo com os Bombeiros, não há mortes por afogamento nesta temporada

De acordo com os Bombeiros, não há mortes por afogamento nesta temporada
O balanço foi divulgado apontando que, nas áreas protegidas, nenhuma morte ou afogamento grave foi registrado na temporada de 2019 a 2020 no Paraná. - Foto: Divulgação AEN
As informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros apontam que não houve mortes por afogamento ou incidentes graves em áreas protegidas por guarda-vidas no período do dia 20 ao dia 30 de dezembro. No ano passado, haviam ocorrido quatro afogamentos graves, os quais culminaram em três mortes e uma hospitalização. Ao todo são 650 bombeiros militares e civis com atuação em 91 postos.

Até o momento, foi registrada uma única morte por afogamento que ocorreu em local onde não há a presença de guarda-vidas. “A nossa orientação é que os banhistas estejam sempre atentos ao nosso lema: água no umbigo, sinal de perigo. Este ano, o que estamos percebendo é que os banhistas realmente estão seguindo isso, o que tem contribuído com o trabalho dos guarda-vidas”, disse o comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto.

Nos primeiros dez dias do Verão Maior 2019/2020, além dos salvamentos, foram feitas 15,3 mil orientações e 7,4 mil advertências a pessoas em risco de afogamento. Enquanto o número de orientações praticamente se manteve no mesmo período da temporada passada, quando foram 15,4 mil orientações, o de advertências reduziu quase 17%, tinham sido 9 mil.

“Logo no início da operação, no dia 22, tivemos um afogamento muito grave na Curva do Félix, em Morretes, que levou a vítima à morte. Além dele, já atendemos outros dois afogamentos moderados que ocorreram neste local, o qual é sinalizado como uma região de perigo e não deve ser usada para banho”, destacou o comandante do 8ºGB. Houve ainda outra ocorrência de afogamento grave em Pontal do Paraná, área que também não possui proteção.

É somente seguro que o veranista nade em locais entre duas bandeiras de cores vermelho sobre amarelo (com estas duas cores na mesma bandeira), as quais sinalizam a área protegida por guarda-vidas. “Se a pessoa for para onde estão as bandeiras pretas, que indicam que não há proteção nessa área, está se sujeitando aos riscos de afogamentos”, alertou o major.

Outra forma de saber da presença dos guarda-vidas é por meio do aplicativo “Bombeiros Paraná”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e App Store. “Usando o aplicativo, o cidadão vai ter acesso aos mapas e poderá saber onde estão os postos de guarda-vidas mais próximos, além de muitas outras informações necessárias aos banhistas, veranistas e comunidade em geral”, explicou o comandante do 8º GB. O aplicativo abrange não apenas o Litoral, mas também a Região Metropolitana, a Capital e o interior do Estado, de acordo com a localização do smartphone do usuário.

RESGATES – Desde o início do Verão Maior 2019/2020, já foram retiradas da água 206 pessoas com afogamentos leves, que estavam com dificuldade para saírem sozinhas. Este número é 19,2% menor do que o registrado no mesmo período da última temporada, quando foram 255 resgates. “Nestes casos, os banhistas nem chegaram a se afogar de fato, mas precisaram ser resgatadas. Normalmente, eles ocorrem em locais de aumento de profundidade, ou seja, com buracos, ou com correntes de retorno”, explicou o major.

Segundo ele, a corrente de retorno é forte, estreita e rápida. Geralmente, é formada em regiões de águas rasas e com bancos de areia sedimentados aos lados dela (onde as ondas quebram). Ao voltar para o mar, as águas formam uma corrente por onde retornam rapidamente e levam consigo o que estiver naquela área (coisas ou pessoas). Sendo assim, se alguém decidir nadar ali, pode ser carregado, ter dificuldades para voltar e, por isso, é possível que precise ser resgatado pelo guarda-vida.

ANIMAIS MARINHOS – Enquanto os casos de afogamentos diminuíram, os incidentes com águas-vivas ou caravelas foram multiplicados quase quatro vezes. Nos dez primeiros dias de Verão Maior, foram registrados 1.253 acidentes deste tipo.

Já no mesmo período da última temporada, foram 356 casos. “É importante sempre lembrar que as pessoas que não são profissionais da área jamais devem tocar nestes animais, ainda que eles estejam na areia e pareçam mortos. A queimadura pode ser grave”, explica o major.

Porém, no caso de ocorrer um acidente e a pele queimar ao encostar em um destes animais, é importante buscar ajuda rapidamente. “A queimadura por água-viva ou caravela deve ser lavada com a própria água do mar ou vinagre, nunca com água doce. Se estiver em um local onde há posto de guarda-vidas, peça ajuda. Se for necessário, eles mesmos encaminharão para atendimento médico”, afirma.

CRIANÇAS – A atuação do Corpo de Bombeiros vai além da questão dos afogamentos durante a temporada. Graças aos dados descritos nas pulseirinhas entregues às crianças que estão no litoral, 167 crianças que estavam perdidas foram devolvidas aos pais ou responsáveis.
Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

VACINAÇÃO

Em Maringá, 85 mil pessoas já estão imunizadas contra covid-19; aplicação da 2ª dose continua

No total, até a manhã desta quarta, 248.231 maringaenses receberam a primeira dose da vacina, equivalente a 69% da população adulta

VACINAÇÃO

Ministério da Saúde confirma inclusão de jovens entre 12 e 17 anos na vacinação contra covid-19

Adolescentes com comorbidade serão prioridades na imunização

CLIMA

Força tarefa de combate ao frio teve início nesta terça-feira (27)

Dormitórios com cobertores e alimentação será disponibilizado para moradores de rua de Maringá

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

VACINAÇÃO

Paraná recebe 233 mil vacinas contra a covid-19

Os imunizantes já estão sendo organizados pela Secretaria de Estado da Saúde no Cemepar e a expectativa é de começar a distribuição para as 22 Regionais de Saúde do Paraná o quanto antes

ESPORTE

No surfe, Ítalo Ferreira garante primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Delegação brasileira acumula cinco medalhas: duas de bronze, duas de prata e uma de ouro

VACINAÇÃO

Maringá segue com aplicação da 2ª dose nesta terça-feira (27)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

AUXÍLIO

Terceira parcela do Auxílio Maringá Emergencial será pago nesta quarta-feira (28)

O auxílio é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do Coronavírus inscritas no Programa Bolsa Família e Cadastro Único do Governo Federal

CLIMA

Previsão do tempo aponta frio intenso e chuva em Maringá a partir de quarta-feira (28)

Durante semana fria a prefeitura disponibilizará alojamento para moradores de rua na Vila Olímpica

FISCALIZAÇÃO

Grupo de Gestão Integrada interdita dois bares neste final de semana em Maringá

Os estabelecimentos, um na praça Manoel Ribas e outro no Parque Industrial, foram flagrados abertos e atendendo clientes após o toque de recolher

VACINAÇÃO

Maringá segue com aplicação da 2ª dose nesta segunda-feira (26)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

ESPORTE

Veja a agenda do Brasil nos Jogos Olímpicos desta segunda-feira (26)

No terceiro dia de Jogos, Brasil soma três medalhas sendo duas de prata e uma de bronze

VACINAÇÃO

Paraná receberá mais de 600 mil doses de vacina contra covid-19 nesta semana

A entrega será composta por 361.250 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca; 170.000 da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac; e 118.170 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech

CORONAVÍRUS

Com 784 casos, Maringá registra menor número de casos ativos de coronavírus em 2021

Após um período de números alarmantes, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no SUS também vem diminuindo gradualmente

ESPORTE

Jogos Olímpicos de Tóquio têm abertura oficial declarada nesta sexta-feira (23)

Devido o cenário atual do coronavírus, cerimônia de abertura ocorreu sem público

Doação

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Doação

Para doação. Desde já agradeço.


EMPRÉSTIMO EM MARINGÁ

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO EM MARINGÁ

Dinheiro ou Pix hora Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whatsapp Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


ALUGA-SE LOJA

Anuncio em destaque Imagem do anuncio ALUGA-SE LOJA

OPORTUNIDADE! ALUGAM-SE LOJAS EM DIVERSOS SEGMENTOS: CONFECÇÃO, CALÇADOS, ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS. CONTATO: MARILIZA 44 99890-0744 OU 44 3032-5000


Azerus Contabilidade

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Azerus Contabilidade

A Azerus Contabilidade oferece serviços de abertura de empresas, consultoria empresarial, contabilidade, departamento fiscal, departamento pessoal, imposto de renda pessoa física. Entre em contato conosco!


DUO SAT, HTV 7, BTV 11,...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio DUO SAT, HTV 7, BTV 11, ANTENAS, ATUALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO

Todos produtos com Garantia e Nota Fiscal Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu Maringá (Próximo ao Parque do Japão) Nome da loja (Play Art Eletrônicos) 10 Anos no mesmo endereço Horário Funcionamento 08:30 as 18:00 Segunda a Sexta 08:30 as 12:00 Sábado Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Tv Box Mxq Pro 4K R$ 340,00 em 12x sem juros 12x 28,33 ou a vista com 10% de desconto R$ 306,00 Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 420 canais e mais de 40 Mil filmes. Htv 7 Comando de Voz no controle, 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Btv 11 4k 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Htv 6 Plus 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.400,00 em 12x sem juros 12x 116,66 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.260,00 Duo Sat Joy Hd 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 750,00 em 12x sem juros 12x 62,50 ou a vista com 10% de desconto R$ 675,00 Duo-Sat Troy Platinum Hd Wi-Fi 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 850,00 em 12x sem juros 12x 70,83 ou a vista com 10% de desconto R$ 765,00 CHROMECAST 3 R$ 360,00 em 12x sem juros 12x 30,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 324,00 Novo Chromecast With Google TV com controle remoto R$ 650,00 em 12x 54,16 sem juros ou a vista com 10% de desconto R$ 585,00 Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Tv LG, Samsung, Philco, Sony, AOC, Philips e muito mais. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 120,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Conversor Digital R$ 185,00 Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Joy, Htv 7, Htv 6+, Btv 11, Btv BX, Tv Box, Mxq, Conversor, Instalação de antena e atualização de receptores, Chromecast, em Maringá.


FRETE

Anuncio em destaque Imagem do anuncio FRETE

Frete. Maringá e região, caminhão 3/4. Baú medidas: 6,20m comprimento e 2,60m de altura. Falar com Miguel. (44) 99889-3388


VENDO OU TROCO BARRACÃO...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio VENDO OU TROCO BARRACÃO COMERCIAL EM MARINGÁ - JARDIM MUNIQUE

VENDO OU TROCO ESSE BARRACÃO COMERCIAL, LOCALIZADO NO JARDIM MUNIQUE, (FINAL DA AV MANDACARU) EM MARINGÁ. - CONTÉM 282M² DE CONSTRUÇÃO INCLUINDO ESCRITÓRIO EM ALVENARIA COM 2 BANHEIROS JÁ COM BANHEIRO DE ACESSIBILIDADE. - * PORTÃO AUTOMÁTICO * VIDRO BLINDEX * BANHEIRO COM ACESSIBILIDADE * ESCRITÓRIO CLIMATIZADO * SISTEMA DE ALARME (ULTIMA GERAÇÃO) * SISTEMA DE CAMERAS DE MONITORAMENTO DE ALTA DEFINIÇÃO * EXAUSTORES * ESCRITÓRIO COM MESA EM MDF (PRONTO PARA USO) * CONTRAPISO BAILARINADO * RAMPA DE ACESSO - PEDIDA 500 MIL NOS DIREITOS E ASSUMIR SALDO QUITAÇÃO DO TERRENO R$ 170.000 (JUNTO A LOTEADORA) TAMBÉM PODE TRANSFERIR OU 670.000 QUITADO! - ACEITAMOS PERMUTA POR PARTE DO VALOR! - - Tags: - SÍTIO; CHÁCARA ; FAZENDA ; TERRENO ; CAMIONETE ; HILUX ; TRITON ; FUSION ; CASA ; GEMINADA ; DIREITOS ; ÁGIO ; AV MANDACARU ; IMÓVEIS ; BARRACÃO ; GALPÃO


Estou Doando 3 Filhotes...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Estou Doando 3 Filhotes Porte Pequeno

3 Filhotes São Machinhos Porte Pequeno Ja vacinados


Otimo preço 20.000 mil ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Otimo preço 20.000 mil metros

Terreno com 20,000,00 mil metros podendo fazer 4 chacaras de 5,000,00 mil metros a 2 km da faculdade UNINGA em Maringá asfalto ate a propiedade visita com agendamento Creci 21075 Tel 44 99919-9293 whatsss


PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Anuncio em destaque Imagem do anuncio PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Procura-se um lar definitivo para estes irmãos, de preferência juntos. Ambos estão castrados, o marrom é macho e a fêmea é a tigrada. Idade aproximada de 1 ano. Estão vivendo na Universidade Estadual de Maringá, próximo ao Bloco D90.