SOLIDARIEDADE

Hamburgueria faz parceria com ONG em prol das crianças com fissura labiopalatal

Hamburgueria faz parceria com ONG em prol das crianças com fissura labiopalatal
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo e reúne profissionais de 60 países. - Foto: Laíne Paiva/ONG Operação Sorriso
A rede de restaurantes e hamburguerias Johnny Rockets está com uma promoção durante todo o mês de dezembro em parceria com a ONG Operação Sorriso, que faz cirurgias gratuitas de correção de fissura labiopalatal em todo o mundo. Na compra do sanduíche Royal Egg Burguer, o consumidor automaticamente estará doando R$ 1 para a organização e contribuindo para arcar com os custos da ação dos profissionais voluntários. A franquia do Johnny Rockets que fica no Shopping Catuaí Maringá também participa da ação.

"O Royal Egg Burguer foi inserido no nosso cardápio de delivery no mês passado e teve uma boa saída. Agora, os clientes também podem consumir o sanduíche na loja do shopping e temos certeza que as vendas vão aumentar, para que nós possamos fazer um expressivo para a ONG e ajudar mais crianças a sorrir", diz Bruno Dallacosta, dono da franquia maringaense.

SAÚDE E AUTOESTIMA – O lábio leporino é uma separação do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz; já a fenda palatal é uma abertura na parte superior do céu boca (o palato) que causa uma abertura anômala para dentro do nariz. O lábio leporino desfigura a criança e a impede de fechar os lábios, enquanto a fenda palatina interfere com a alimentação e a fala e aumenta o risco de infecções de ouvido.

É por isso que as fissuras não geram transtornos apenas estéticos, mas também podem causar problemas de saúde como má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas e alterações na dentição. Isso sem falar nos problemas emocionais, de autoestima e sociabilidade. Essas deformidades faciais afetam um entre cada 700 bebês.

Só a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-Palatal de Maringá (AFIM) atende cerca de 500 pessoas com essas malformações, de Maringá e 80 municípios da região. "Ações como esta são muito importantes não apenas para arrecadar fundos para cirurgias de crianças carentes, mas para divulgar o trabalho de instituições como a Operação Sorriso, que faz um trabalho fantástico no mundo todo, e a AFIM, que ajuda tanta gente em nossa região", diz a presidente da AFIM, Sônia Leão.

Apoiadora da campanha da Johnny Rockets em Maringá, a AFIM é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, que conta com profissionais especializados e oferece atendimento clínico ambulatorial nas áreas de serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, odontologia (especialidades: ortodontia, bebê clínica, odontopediatria, clínica geral etc) e apoio pedagógico. Criada em 1987, o objetivo é possibilitar acompanhamento especializado gratuito, para que o tratamento cirúrgico possa ser realizado dentro de sua cronologia e o indivíduo alcance a reabilitação.

OPERAÇÃO SORRISO – A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo e reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita, entregando melhoria da qualidade de vida para os pacientes e suas famílias, que recebem a cirurgia corretiva e têm ampliada a oportunidade de desenvolvimento e inclusão social.

JOHNNY ROCKETS – A rede americana de restaurantes Johnny Rockets é referência mundial em hambúrgueres e milk-shakes. Presente em quase 40 países, já tem mais de 20 unidades no Brasil e, em maio deste ano, inaugurou a primeira unidade no interior do Paraná, no Shopping Catuaí Maringá. Seguindo o conceito dos tradicionais American Diners dos anos 1950 – as famosas lanchonetes dos Estados Unidos –, o cardápio também inclui cortes de carnes, saladas e sobremesas.

Assessoria de imprensa