HISTÓRIA

Piano de Joubert de Carvalho é restaurado e está de volta ao CAC

Piano de Joubert de Carvalho é restaurado e está de volta ao CAC
O piano teve troca de peças e ganhou uma nova pintura. O processo de afinamento durou cerca de 2 horas. - Foto: Aldemir Moraes/PMM
Piano que pertenceu ao compositor Joubert de Carvalho, autor da música ′Maringá′, foi restaurado e está de volta ao renovado Centro de Ação Cultural (CAC). Na tarde desta quarta-feira (11) o instrumento, fabricado em 1899, foi reposicionado nas instalações reformadas, na avenida XV de Novembro, centro da cidade, que serão inauguradas no próximo dia 19, e afinado. O piano, adquirido pela prefeitura em 1991, caminha para se tornar patrimônio histórico e o processo de tombamento está em andamento.

A restauração, feita em Curitiba ao longo de dois meses, teve trocas de peças - como cravelhas e martelos - e ganhou uma nova pintura. "Esse piano é um elemento histórico para a cidade de Maringá e trouxemos de volta para seu local original", comenta o secretário de Cultura, Miguel Fernando, citando a sala Joubert de Carvalho, no térreo do CAC.

Equipe especializada em transporte de instrumentos e um afinador profissional vieram de Curitiba com o piano. Trabalho de afinação levou aproximadamente duas horas. Antônio da Silva, 61 anos, trabalha com afinação de pianos há 37 anos, tem demandas em diversos estados brasileiros e ressalta que Maringá tem um instrumento de excelência musical e grande valor histórico. O piano Steinway & Sons pesa aproximadamente 280 quilos, tem 1m80 de comprimento, 95 centímetros de altura e 1m47 de largura. Piano é do tipo meia cauda, tem 88 teclas e três pedais.

Prefeitura de Maringá