MOBILIDADE URBANA

Pesquisas de campo do PlanMob iniciam em março de 2020

Pesquisas de campo do PlanMob iniciam em março de 2020
As pesquisas serão realizadas com pedestres, motoristas e motociclistas da cidade após o período de férias, que altera a rotina da mobilidade da cidade. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM
O trabalho de campo da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) em prol do PlanMob tem início em março de 2020 com pesquisas sobre o transporte coletivo, tráfego, origem/destino, carga urbana e variados aspectos da rotina maringaense. As orientações de início das pesquisas foram estabelecidas pelo diretor da Cidade Viva, empresa vencedora da licitação e responsável pelas mudanças do Plano de Mobilidade, Ricardo Mendanha e o coordenador, André Barra.

A pesquisa só tem início em março devido ao período de férias, mudando a rotina de mobilidade das pessoas e vias da cidade, com maior fluxo de carros, pessoas de outras regiões da cidade e entre outros fatores. Um exemplo dessa mudança de rotina é a interdição de vias perto das praças da campanha ‘Maringá Encantada’, alterando o perfil do trânsito no centro da cidade, dando uma nova realidade ao o que a cidade é durante o ano. Até março o PlanMob realiza avaliações de documentos, estatísticas, localidades e planejamento.

Ricardo Mendanha avaliou como positiva a primeira audiência do PlanMob na noite de terça-feira (3), no auditório Hélio Moreira. Ele fez anotações das sugestões do público, recebeu documentos e classificou como muito participativa. O PlanMob deve ficar pronto em setembro de 2020 e será anexado ao Plano Diretor de Maringá. Orientações para Semob terminam nesta quinta-feira (5) com reuniões sobre diferentes temas.

O pessoal responsável pelas entrevistas de campo serão contratados pela própria Cidade Viva. As pesquisas levam, em média, 40 dias e uma equipe de aproximadamente 35 pessoas locais que serão contratadas temporariamente e em períodos diferentes.

Prefeitura de Maringá