EVENTO

Dia Nacional da Consciência Negra dá início à eventos da cultura Hip Hop e Afro

Começa nesta quarta-feira (20) - Dia Nacional da Consciência Negra - a VI edição da Semana do Hip Hop de Maringá e o Festival Afro-Brasileiro 2019.

Dia Nacional da Consciência Negra dá início à eventos da cultura Hip Hop e Afro
A Semana do Hip Hop e o Festival Afro-Brasileiro têm como objetivo valorizar e promover discussões sobre a cultura negra e a arte de rua para jovens e adultos. - Foto: Divulgação PMM

Os eventos reúnem até o próximo domingo (24) artistas de street art em três pontos da cidade e palestras e oficinas na Travessa Jorge Amado (ao lado do Mercadão Municipal).

VI SEMANA DO HIP HOP – São quase 20 eventos gratuitos de dança, música, grafiti, poesia e microfone aberto para livres manifestações. "É um período onde podemos passar a realidade da cultura urbana de Maringá", comenta o diretor da Juventude, Adriano Bacurau. "Fortalece não só a nossa cultura, como podemos passar também para um público que não conhece Hip Hop".

Segundo o secretário de Cultura (Semuc) em nota à prefeitura, Miguel Fernando, a cultura urbana é base do desenvolvimento da cidade e o Hip Hop tem cada vez mais expressão e espaço. "Juntamos todos os elementos, ocupamos espaços e mostramos para a sociedade o que a rua tem de bom. É movimento de resistência", diz o grafiteiro Renê Meyring, 38 anos, que fará um grafiti em 3D na abertura do evento.

FESTIVAL AFRO-BRASILEIRO 2019 – O Festival Afro-Brasileiro 2019 acontece simultaneamente nesta semana na Travessa Jorge Amado (ao lado do Mercadão Municipal), com mais de 20 atividades apresentando palestras sobre realidades da negritude, oferecendo oficinas sobre dança, música e de turbantes. O evento ainda oferece show de encerramento no sábado (23) apresentando a rapper Drik Barbosa, referência na representatividade feminina do rap nacional.

Segundo a organização do evento, promovido pela Gerência da Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Cultura, o Festival "visa exaltar a origem africana e referendar a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscando maior participação e cidadania para os afro-brasileiros, gerando força para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial".

Ainda de acordo com a organização "é crucial que esse momento histórico não passe despercebido em nossa cidade, onde temos mais de 26% de negros e negras. É preciso que o Festival aconteça, seja de muita festividade, reflexão e renove as energias para que continue a trajetória de conquista de direitos e igualdade de oportunidades para população negra" encerra.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Diante do peso da importância da data, as principais considerações do dia são destinadas à conscientização acerca das vivências do negro na sociedade, promovendo a resistência e empoderamento da negritude brasileira, além de levantar debates sobre os direitos de reparação histórica e racismo.

SERVIÇO – Confira a programação completa dos quatro dias de eventos acessando VI Semana do Hip Hop e Festival Afro-Brasileiro 2019

Maringá.com