EVENTO

Flim 2019 encerra com grande público e elogios

Flim 2019 encerra com grande público e elogios
Com quatro dias de programação, a Flim encerrou a edição 2019 neste domingo (10). O final de semana teve convidados de grande peso e show com Tulipa Ruiz. - Foto: Divulgação/ Facebook Semuc
O final de semana na Festa Literária Internacional de Maringá foi de grande movimentação. Com atrações nacionais e internacionais de renome nos últimos dias de evento, o grande fluxo de pessoas no estacionamento do Estádio Willie Davids era inevitável, fazendo da Flim novamente um sucesso.

Com quatro dias de duração, 39 autores nacionais e internacionais, e mais 40 atrações incluindo oficinas, workshops, contação de histórias e lançamentos de livros locais, o evento atraiu a atenção do público maringaense, esgotando inscrições para as atividades e gerando grande número de venda de livros - comercializados nos estandes a preços especiais durante o evento.

Marcos e Júlia, casal apaixonado por literatura, relata que passaram pelos os estandes todos os cinco dias de Flim, garimpando e comprando diversos exemplares, incluindo lançamentos. “Durante os cinco dias, nós compramos 15 exemplares. Parece algo exagerado, mas os preços são super acessíveis e teve livros que pagamos menos de R$ 10” afirma Marcos. “Para nós dois, é um investimento baixo que super vale a pena, além de valorizar um trabalho tão lindo que é a literatura, independente do gênero”, completa Júlia.

O casal, apesar de visitarem a Festa todos os dias, participaram apenas da palestra de Moraes Moreira, Scholastique Mukasonga e Fernanda Takai - finalizando o final de semana com o “maravilhoso” show de Tulipa Ruiz, segundo Júlia. “A participação do Moraes Moreira foi de longe a minha favorita, mas eu sou suspeita por ser super fã do cara. Queria ter pego um autógrafo, mas só de ver ele tocando ao vivo já valeu a experiência”, finaliza Marcos se referindo ao pocket show do músico.

A Flim encerra a edição de 2019 com um impacto cultural de grande importância, segundo a psicóloga Ariana, de 40 anos, que frequenta o evento desde sua primeira edição, em 2014. “O papel da Flim para a comunidade geral é de grande relevância, na minha opinião. Trazer personalidades de renome que têm tanto a agregar culturalmente e de maneira gratuita ao público é sensacional. Promove a literatura, valoriza os autores e ainda ajuda diversas pessoas que dependem desse comércio. Admiro muito a Flim, e faço questão de participar todos os anos”, finaliza a psicóloga.

Maringá.com