HOMENAGEM

Documentário homenageia servidores de Maringá, desde os pioneiros até os atuais

Documentário homenageia servidores de Maringá, desde os pioneiros até os atuais
Entre os convidados está Stefânia, uma das professoras pioneiras da cidade. - Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (5), será lançado a série documental “Nós, servidores” - uma homenagem aos trabalhadores da Prefeitura de Maringá. Dividido em 10 capítulos, a série terá estreia oficial às 15h00 no Auditório Hélio Moreira e, depois, estará disponível integralmente na internet.

A produção do audiovisual foi contemplado pelo Prêmio Antonio Mario Manicardi, da Secretaria Municipal de Cultura. A realização partiu da produtora de vídeo RPS. Com roteiro de Juliana Daibert e direção de Felipe Halison, o documentário aborda depoimentos de dois pesquisadores e 19 servidores, sendo aposentados, desligados e ativos.

Com 71 minutos de duração, a produção busca retratar a importância dessas pessoas para a história e o desenvolvimento da cidade, percorrendo diferentes épocas - desde a emancipação política da cidade em 1951 até os dias atuais. O material produzido a partir de maio deste ano, será apresentado com inclusão de libras e legendas.

Um dos 19 entrevistados para o documentário é Antonio Mario Manicardi, considerado o primeiro funcionário da Prefeitura de Maringá, homenageado com o nome do prêmio da Secretaria de Cultura da cidade. Manicardi foi responsável por preparar a solenidade de posse do primeiro prefeito de Maringá, o Inocente Villanova Junior, e teve também como função preparar a Prefeitura, que na época era apenas uma pequena sala repleta de teias de aranha.

Desta pequena sala pioneira na administração maringaense construiu-se o que hoje é considerada a maior instituição da cidade, abrigando 13 mil funcionários com 720 postos que incluem creches, escolas, postos de saúde e às 16 secretarias municipais. Outra entrevistada de grande relevância histórica foi Stefânia Moreno, uma das professoras pioneiras da cidade.

Assessoria de imprensa