FINADOS

Dia de Finados mobiliza familiares e amigos com orações nos cemitérios da cidade

Dia de Finados mobiliza familiares e amigos com orações nos cemitérios da cidade
Os cemitérios da cidade estarão mais movimentados que o normal durante este sábado, Dia de Finados. - Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá
Todo dia 2 de novembro é comemorado nacionalmente o Dia de Finados. Considerado um dia cristão, o costume é celebrado desde os primórdios da Igreja Católica, no século II, quando fiéis rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos de quem era amado.

Com uma tradição predominante até os dias atuais, em Maringá o Cemitério Municipal e o Cemitério Parque esperam anualmente uma grande demanda de público durante todo o dia 2 de novembro. O comércio ambulante de flores e outros materiais para prestar homenagens necessárias aos falecidos também é de grande demanda durante a celebração cristã.

Para alguns dos fiéis que estarão presentes nos cemitérios da cidade neste sábado (2), o feriado é uma ótima maneira de se manter próximo de quem se ama e já não está presente no dia a dia dos familiares. A rotina corrida e a falta de flexibilidade no tempo afetam diretamente a relação dos familiares com quem está sepultado, e o dia cristão é uma ótima oportunidade de realizar a visita.

Para Maria Eduarda, de 24 anos, o feriado é dedicado totalmente à visita para sua mãe, Cecília, sepultada há 3 anos no Cemitério Parque. “A minha rotina de faculdade e trabalho em shopping é bem complicada para visitar com frequência a minha mãe. Por isso, em dias como esse, toda a minha atenção é voltada à ela. Visito seu túmulo, converso, levo flores. E mesmo que a visita dure apenas algumas horas, o restante do dia me mantenho em oração por ela. Ao mesmo tempo que sinto saudades, rezar por e para ela é um ato de pura paz”, afirma a jovem estudante de enfermagem.

Maringá.com