CULTURA

Poetas representam Maringá e região na etapa estadual de Slam

Poetas representam Maringá e região na etapa estadual de Slam
O slam é um campeonato de poesia falada e seque para etapa estadual que acontece dia 3 de novembro. - Foto: Divulgação
O poetas da região de Maringá Drika, Bolinha Podre e Madu conquistaram as três vagas do Slam Pé Vermelho para disputar a etapa estadual do circuito, realizado no dia 03 de novembro em Curitiba. Os vencedores partem para o mundial de 2020, na França.

O slam é um campeonato de poesia falada, criado na década de 1980 em Chicago (EUA), que se espalhou por vários países do mundo. No campeonato, poetas apresentam textos autorais, sem acompanhamento musical e uso de figurinos ou objetos cênicos. Não existem estilos ou temas adequados para serem abordados no slam que é aberto às várias linguagens possíveis, de acordo com a diversidade dos participantes. Os poetas são avaliados por um júri popular, escolhido entre os membros da plateia, que atribui notas de 0 (zero) a 10 (dez) avaliando poema e performance.

Este ano ocorre o primeiro Slam Paraná com a participação de 15 poetas, sendo três de cada slam do estado, e Maringá é a única cidade do interior a enviar representantes ao campeonato. O Slam Paraná será dia 03 de novembro, às 15h, na União Paranaense dos Estudantes (Curitiba) e o poeta vencedor representará o estado na etapa nacional que, por sua vez, enviará seu campeão ao mundial na França em 2020.

Drika, Bolinha Podre e Madu conquistaram suas vagas para o estadual na final do Slam Pé Vermelho que aconteceu em 20 de outubro e reuniu os vencedores das edições realizadas ao longo deste ano. Drika foi a campeã dessa final e ganhou o título de poeta Pé Vermelho de 2019.

SLAM PÉ VERMELHO - Iniciou suas atividades em fevereiro e é realizado pelo Coletivo Pé Vermelho, um grupo de poetas e produtores culturais interessados pela cena literária. Em 2019, o Coletivo organizou oito edições fixas do slam e uma edição especial em comemoração ao aniversário da Biblioteca das Palmeiras. Outra atividade realizada pelo Coletivo é o Sarau Pé Vermelho voltado a apresentações literárias.

O Slam Pé Vermelho acontece de fevereiro a outubro, todo terceiro domingo do mês, na Praça Renato Celidônio, com início às 16 horas. Além do campeonato, também há espaço de microfone aberto para apresentações artísticas e uma feira de troca de livros.

Assessoria de imprensa