ESPORTE

Kings Maringá é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas

Kings Maringá é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas
O time maringaense de basquetebol em cadeira de roda conquistou o campeonato brasileiro pela terceira divisão. - Foto: Divulgação
A equipe maringaense do Kings Maringá conquistou o título do Campeonato Brasileiro de cadeira de rodas da 3ª divisão neste sábado, 26, em Ananindeua, no Pará. A equipe, venceu todas as partidas disputadas: três na primeira fase e nas fases seguintes. Na semifinal, ganhou do Fluminense (RJ) por 75 x 40 e na final, venceu a Adesul (CE), por 74 x 35.

Entre os atletas do Kings Maringá, está Anderson Ferreira, de 40 anos. O atleta, natural de Recife (PE), foi diagnosticado com poliomelite aos dois meses. A dificuldade da locomoção dos membros inferiores, não o impediu de ser atleta profissional na modalidade e participar de quatro jogos Parapan-Americanos, além dos mundiais, sul-americanos e brasileiros.

“O basquete mudou minha vida por completo. Sou realizado em tudo que vivi na modalidade”, diz Anderson. O pernambucano está em Maringá desde 2017. Neste período ajudou a equipe conquistar o acesso no Campeonato Brasileiro e a segunda colocação nos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP′s).

Anderson iniciou no basquete aos 19 anos em Recife e permaneceu na equipe local até aos 22 anos, quando recebeu a oportunidade de ir para São Paulo. Na equipe paulista ficou até 2012, período em que conquistou seis títulos brasileiros da primeira divisão. Antes de chegar no Kings Maringá, percorreu equipes das cidades de Anápolis (GO), Natal (RN), São Paulo (SP) e Belém (PA).
Prefeitura de Maringá