FLIM

Maringaenses também são destaque na Festa Literária Internacional 2019

A Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM) 2019 tem lista de convidados recheada de famosos.

Maringaenses também são destaque na Festa Literária Internacional 2019
Lista de aproximadamente 39 convidados dá espaço para atrações municipais. - Foto: Divulgação PMM

Mas participantes locais também são importantes no evento. São mais de 40 autores, músicos e artistas que lançarão livros, estarão nos estandes, debates, palestras, shows, entre outras atividades. Evento acontece no estacionamento do estádio Willie Davids, entre 6 e 10 de novembro. "A Flim abre espaço para troca de experiências, num intercâmbio dos autores locais, muito importante para a cidade", comenta o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

A poesia também tem espaço na Flim. Na sexta-feira, 8, uma mesa no Auditório Capitu, sobre "Poesia maringaense entre gerações", reúne Gilmar Leal, Piera Schnaider e Jaime Vieira, com mediação de Estela Santos. "Eventos como a FLIM são importantes não só pela congregação de ideias, pessoas e ferramentas, mas também, e sobretudo, pra colocar a literatura ao alcance de todos", considera Piera Schnaider, 30 anos. O livro que ela publicou em 2018, "Água Viva", da Padê Editorial, está esgotado. Mas ela fará uma pequena tiragem artesanal para a Flim, a R$ 30 o exemplar.

Victor Simião,25 anos, participa da Flim desde a primeira em 2014 como estudante. Até chegar como mediador e autor convidado hoje. "É uma alegria muito grande ver o evento crescer e se consolidar", diz. Curiosamente, justo no momento que o Brasil reduz investimento em cultura e setor literário está em crise com livrarias e editoras fechando, Maringá investe no segmento, aponta Simião.

Entre os maringaenses estão Cibele Santos, Estela Santos, Luigi Ricciardi, Aline Sanches, Marcelo Bulgarelli, Victor Simião, Thays Pretti, Jaime Vieira, Irmãs da Palavra, Luiz Fabiano, Piera Schnaider, Gilmar Leal Santos, Evandro Luis, Eliana Palma, André Simões, Joel Cardoso, Alice Aurea, entre outros na contação de histórias, shows musicais e teatro.

A Flim ampliou sua programação esse ano. São 39 escritores, entre nacionais e estrangeiros. Há debates, palestras, workshops, shows, oficinas, contação de histórias, lançamentos de livros, entre outros somando 40 eventos. Também uma feira literária com expositores de lojas, livrarias, editoras, artesanato, universidades, teatros, órgãos públicos, entre outros. E ainda visitação de grupos escolares.

A Flim foi criada em 2014. No ano passado reuniu 50 mil pessoas e movimentou R$ 120 mil. A organização estima aumentar o público em 40% esse ano. Confira a programação completa no site da Flim 2019 .

Serviço
Confira a programação completa da Festa Literária Internacional de Maringá acessando FLIM 2019.

Prefeitura de Maringá