PESQUISA

UEM espera um possível aumento da população em situação de rua em Maringá

UEM espera um possível aumento da população em situação de rua em Maringá
A análise comparativa do estudo feita no ano passado revelou o crescimento de 61% dessa população comparada a 2017, e a expectativa é que aumente novamente este ano. - Foto: Divulgação UEM
O Observatório das Metrópoles, Núcleo UEM de Maringá, dá início a mais uma edição da pesquisa ‘A População em Situação de Rua em Maringá: desconstruindo a invisibilidade’. A análise comparativa do estudo feita no ano passado revelou o crescimento de 61% dessa população comparada a 2017, e a expectativa é que aumente novamente este ano.

Segundo a coordenadora do Observatório, Ana Lúcia Rodrigues, nas reuniões preparatórias da pesquisa já foi possível identificar, por meio de relato dos profissionais que atuam na política de atenção a essa população no município, que houve recente acréscimo de demanda por atendimentos.

“Essa informação justifica a expectativa da pesquisa registrar em 2019 um possível aumento da população em situação de rua em Maringá. Tal como ocorreu em 2018, as pessoas continuam sendo impactadas pelo desemprego e, na ausência de outra alternativa, acabam vivendo em situação de rua”, afirma Ana Lúcia, que é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá.

A preparação dos pesquisadores envolveu o debate sobre essa expectativa e também outros aspectos como orientações de abordagem aos pesquisados; apresentação da metodologia da pesquisa; estudos relacionados ao questionário de pesquisa, aos mapas de trajetos das ruas da cidade e unidades de serviço de acolhimento onde serão feitas as coletas de dados; e apropriação dos resultados da análise comparativa das quatro edições anteriores.

A equipe de pesquisadores treinada conta com alunos do curso de Serviço Social da UEM, Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã. Além dos estudantes de graduação, irão participar da coleta de dados, com início na segunda-feira (21), colaboradores das entidades da sociedade e voluntários das diferentes áreas de atuação junto a esta população, de outros órgãos municipais, além de acadêmicos e profissionais das atividades pertinentes à execução do projeto.

O objetivo principal da investigação é identificar a quantidade e o perfil da população em situação de rua em Maringá. Todos os dados e informações geradas serão sistematizadas num relatório final comparativo (2015 a 2019), que será apresentado em audiência pública e entregue ao poder público local para subsidiar ações em favor destas pessoas. O documento também será disponibilizado a todos os interessados.

Universidade Estadual de Maringá