EMPREGO

Maringá se destaca como a cidade do interior paranaense que mais gera empregos

Maringá se destaca como a cidade do interior paranaense que mais gera empregos
Em primeiro lugar, a vantagem da Cidade Verde em relação ao segundo lugar é de 352 vagas. - Foto: Divulgação SMCS/Curitiba
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pela Prefeitura Municipal, Maringá foi a cidade do interior do estado que mais gerou empregos no mês de setembro, com um total de 741 vagas, e no período de todo o ano, com 4.795 vagas.

Em segundo lugar no levantamento mensal realizado pelo Caged, São José dos Pinhais se classifica com 389 vagas, quase 50% menos que Maringá, o primeiro lugar. O ano de 2019 se demonstra com mais geração de empregos que 2018, apresentando 3.268 vagas no mesmo período - janeiro a setembro. "O aumento na oferta de vagas vem de parceria com empresas, orientação psicológica, ajuda para elaborar currículo, salas disponíveis para as empresas fazerem entrevistas, volta aos estudos", justifica o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Francisco Favoto.

Entre os principais geradores de emprego, o comércio se destaca. A previsão é de que haja um aumento de 10% nos empregos devido às festividades de fim de ano. Entre os principais setores para contratar estão o comércio (atendente de loja e vendedor) e serviços (financeiro, transporte, imóveis, entre outros). Em 2018, mais de 1 mil vagas foram disponibilizadas entre novembro e dezembro.

A Secretaria da Fazenda de Maringá registrou em 2019 mais de 6 mil empresas, sendo 2,5 mil jurídicas, 506 autônomas e 2,9 mil MEIs. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Ali Saadeddine Wardani, estima que Maringá seguirá aumentando ofertas de empregos.

Serviço

Na seção de Empregos do Maringá.Com, são mais de 2,5 mil oportunidades disponíveis. Acesse e confira as vagas.
Prefeitura de Maringá