EDUCAÇÃO

Matrículas abertas nas escolas estaduais de Maringá, confira prazos e novidades

Matrículas abertas nas escolas estaduais de Maringá, confira prazos e novidades
Com plataforma online, matrículas podem ser realizadas sem ter que sair de casa. - Foto: Divulgação
Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais de Maringá. Com início nesta segunda-feira (21), os alunos que irão cursar do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1°, 2° e 3° (ou 4°) ano do ensino médio devem realizar matrículas ou rematriculas até o dia 1° de novembro.

ORIENTAÇÃO - Para realizar os cadastros pessoalmente, a Secretaria da Educação do Paraná faz recomendações. Para os jovens que já estão matriculados em uma escola estadual, é necessário que um dos pais ou responsáveis vá até a escola somente com a declaração de vacina e comprovante de residência.

Para as crianças que saem do 5° ano do municipal desejam ingressar em uma escola estadual, o responsável receberá uma indicação de escola da qual deve ser matriculado. Optando por uma estadual diferente, um dos pais ou responsáveis devem ir até a escola de sua preferência e fazer um cadastro para lista de espera, e quando liberada a vaga, o ingresso é possível. A Secretaria de Educação do Paraná recomenda ter em mão cópias e originais de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração de vacinação e de escolaridade.

Para alunos da rede estadual que queiram mudar de escola, o responsável deve se dirigir até a escola e fazer o cadastro para a fila de espera, tendo em mãos os mesmos documentos citados anteriormente.

PLATAFORMA ONLINE - Como novidade para o ano letivo de 2020, está disponível uma plataforma do Estado para realização de matrículas online. Nestes casos, o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em ‘Matrícula Online’, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo. A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.

Segundo a Seed, a partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência, terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada.

Serviço

A Área do Aluno para matrículas online está disponível no link https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/login.jsf;jsessionid=h_UH-FaxFmk-7ahhlOn45ag7XPcRa7hrq3qOkXBg.sseed75003?dswid=-4606.
Maringá.com