ALERTA

Descarte incorreto de medicamentos pode agravar riscos à saúde pública

Descarte incorreto de medicamentos pode agravar riscos à saúde pública
Contaminação de água, solo e até mesmo dependência química são alguns dos fatores de risco do descarte incorreto de medicamentos. - Foto: Divulgação
O impacto que os resíduos de medicamentos causam é um grave problema ao meio ambiente e, também, social. Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você está contribuindo - mesmo que não saiba disso – para um problema de saúde pública.

Segundo a gerente de Resíduos Perigosos do Ministério do Meio Ambiente, Sabrina Andrade, atualmente existe uma grande quantidade de medicamentos descartados de maneira imprópria no país. “Vão desde os medicamentos considerados simples como novalgina ou dipirona, até os mais complexos como anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, que quando descartados de qualquer jeito, acabam indo parar em um lixão ou para um aterro, contaminando o solo e, às vezes até a água, que vai acabar voltando para gente como consumidor”, explica.

O descarte desses produtos de forma inadequada pode intoxicar acidentalmente aqueles que trabalham em aterros ou lixões ou mesmo quem esteja pelo local. Há ainda o risco da ingestão desses produtos por crianças e adultos, que ocasiona outro problema social: o abuso intencional de drogas pelas pessoas que vivem em situação de rua.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Risco, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, essa população é estimada em mais de 50 mil adultos pelo país. E o principal motivo – correspondendo a 32% - que levou essas pessoas a sair de casa é a facilidade de encontrar, nas ruas, produtos químicos que são necessários para manter o livre vício em drogas.

Sabrina afirma que a maneira ideal de descarte de medicamentos é realizada nas farmácias da cidade, pois possibilita que o estabelecimento devolva o produto aos fabricantes, onde será sujeito a incineração - considerada a melhor forma de descarte atualmente. Em alguns estados ou municípios a lei pode ser específica para o descarte, nesses casos é importante se informar a respeito, e estas orientações podem ser obtidas em postos de saúde, hospitais e até mesmo nas farmácias. É de grande importância manter o medicamento com sua embalagem e bula, até o momento do descarte.

Ministério da Saúde