EDUCAÇÃO

Cursos da UEM são classificados com 5 estrelas no Guia da Faculdade

Cursos da UEM são classificados com 5 estrelas no Guia da Faculdade
Quatorze cursos foram classificados com 3 estrelas, trinta e dois com 4 estrelas e dois cursos com 5 estrelas. - Foto: Divulgação UEM
Em avaliação do Guia da Faculdade, organizado pelo Grupo Estadão e pela Quero Educação, 48 cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de graduação estão estrelados. E dois deles receberam nota máxima (5 estrelas): História e Educação Física – Bacharelado, ambos de Maringá. O Conceito Preliminar de Curso do Ministério da Educação é o indicador oficial de qualidade das graduações brasileiras.

“Toda avaliação é importante, porque mostra potencialidades e fragilidades. Mas, uma boa avaliação tem que ser pautada por dados qualitativos e quantitativos que possam ser aferidos”, expressa a pró-reitora de Ensino da UEM, Leila Pessôa Da Costa. Sobre o Guia da Faculdade, alerta que apresenta disparidade em comparação com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que “tem critérios bem estabelecidos, o que elimina qualquer subjetividade”.

De acordo com o Guia da Faculdade, 11.921 cursos superiores presenciais do Brasil foram analisados por 6.614 professores universitários. Ainda conforme a organização do material, os coordenadores das graduações responderam questionários sobre três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos; depois, a avaliação foi feita baseada nesses documentos. O catálogo foi encartado na edição de sexta-feira (4) do jornal O Estado de S. Paulo e está disponível on-line em http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.

“Ter um curso estrelado faz com que nossos acadêmicos e a comunidade sintam-se contemplados com uma formação que atenda necessidades e mudanças da atualidade, visando a melhora do sujeito”, descreve Antonio Carlos Monteiro de Miranda, coordenador de Educação Física na UEM. Costa concorda com o professor, embora reforce que a avaliação do Grupo Estadão e da Quero Educação enxerga os cursos isoladamente; ou seja, desconsidera que a UEM é uma universidade – e, portanto, exerce Ensino, Pesquisa e Extensão de forma integrada.

Cinco estrelas (2 cursos)

Educação Física – Bacharelado; e História.

Quatro estrelas (32 cursos)

Administração; Agronomia; Agronomia (Umuarama-PR); Arquitetura e Urbanismo; Bioquímica; Ciência da Computação; Ciências Contábeis (Cianorte-PR); Ciências Econômicas; Ciências Naturais (Goioerê-PR); Comunicação e Multimeios; Direito; Educação Física (Ivaiporã-PR); Educação Física – Licenciatura; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia de Produção (Goioerê-PR); Engenharia Química; Engenharia Têxtil (Goioerê-PR); Estatística; Farmácia; Filosofia; Geografia; Informática; Letras: Português/Inglês; Matemática – Licenciatura; Medicina; Medicina Veterinária (Umuarama-PR); Odontologia; Pedagogia (Cianorte-PR); Química – Licenciatura; e Zootecnia.

Três estrelas (14 cursos)

Artes Cênicas; Biomedicina; Ciências Contábeis; Design (Cianorte-PR); Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha-PR); Engenharia Civil (Umuarama-PR); Engenharia de Alimentos (Umuarama-PR); Engenharia Elétrica; Física (Goioerê-PR); História (Ivaiporã-PR); Moda (Cianorte-PR); Psicologia; Secretariado Executivo Trilíngue; e Serviço Social (Ivaiporã-PR).

Universidade Estadual de Maringá