TECNOLOGIA

Carteira de Trabalho digital facilita contratação e evita burocracias

Carteira de Trabalho digital facilita contratação e evita burocracias
A pesar da nova tecnologia a versão tradicional e impressa não deve ser descartada. - Foto: TechTudo/Helito Beggiora
Agora o trabalhador pode utilizar a versão digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no momento da contratação. Empresas que utilizam o eSocial (projeto do governo federal que unifica o envio dos dados dos trabalhadores), já estão aderindo ao recurso. A partir de setembro deste ano, todas as anotações da carteira serão feitas no aplicativo oficial e o trabalhador poderá acompanhá-las de qualquer lugar.

O trabalhador não deve jogar a CTPS antiga fora. Ela continua sendo um documento para comprovar o trabalho anterior. Mesmo com a CTPS digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos, é importante conservar o documento original.

"Com a inovação, os processos serão menos burocráticos e mais rápidos. A Carteira de Trabalho digital diminuirá filas aqui na agência, pois alguns processos podem ser realizados diretamente no aplicativo", explica a diretora da Agência do Trabalhador, Clarice Chimirri.

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo, não substituía o documento físico. Vale lembrar que as empresas ainda estão se adaptando ao novo formato de preenchimento da carteira, por isso é importante andar tê-la em mãos ao ingressar em um novo emprego..

Serviço

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou Play Store do Android) ou acessar via web, pelo link https://servicos.mte.gov.br/

Prefeitura de Maringá