EVENTO

Bicicultura será realizado em Maringá e está recebendo inscrições de atividades

Bicicultura será realizado em Maringá e está recebendo inscrições de atividades
A programação do evento é colaborativa e segue aberta para inscrições até dia 30 de setembro. - Foto: Divulgação
Pela primeira vez em Maringá, o Bicicultura - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, acontece em novembro e é o maior evento de cicloativismo do país.. Feito para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de transporte, o evento vai ser realizado entre os dias 14 e 17 de novembro.

Com o tema "Cicloativismo, Memória e o Agora", o Bicicultura 2019 resgata a importância da preservação da história dos movimentos sociais. Nessa proposta, o evento convida os ciclistas a resgatarem e compartilharem suas próprias vivências. O evento é um encontro anual, organizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB). Em Maringá, a organização é também da Ciclonoroeste (Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná) e da Associação Cultural Céu de Capricórnio.

De acordo com Eduardo Simões, membro de Ciclonoroeste e um dos voluntários na organização, essa é primeira vez que o evento Bicicultura acontece fora de uma capital, o que representa uma grande conquista para Maringá. “É um evento em escala nacional, que é importante porque reúne os cicloativistas com várias entidades, como a universidade, o grupo BR Cidades e a prefeitura de Maringá. Então, é uma rede de colaboração. São vários grupos fazendo o evento, com a ideia de discutir o direito à cidade, a cultura da bike e, sobretudo, a bicicleta e os outros meios de transporte ativos de forma geral”, explica Eduardo.

A programação do Bicicultura é elaborada de forma colaborativa e qualquer pessoa pode inscrever sua proposta de atividade até o dia 30 de setembro. O evento aceita ações como atividades culturais, esportivas, oficinas, apresentação de projetos, rodas de conversa, trabalhos acadêmicos e filmes, acerca dos temas: cicloativismo, memória, saúde, políticas públicas e infraestrutura, meio ambiente/sustentabilidade, economia, esporte, turismo, arte, gênero, educação e pesquisa.

O Bicicultura também está em busca de hospedagem solidária para receber visitantes. Quem tiver interesse em colaborar, pode se cadastrar como anfitrião. Para os que querem vir até Maringá participar do evento e buscam lugar para se hospedar, é possível fazer o cadastro como hóspede.

Serviço

Para inscrever sua sugestão de programação do Bicicultura 2019 e para cadastro como hóspede e anfitrião acesse o site oficial do evento, https://bicicultura.org.br/.

Assessoria de imprensa