Evento promove a escolha pelo parto humanizado através de palestras e atividades
Em Maringá, em 2018, foram realizados 4.982 partos, sendo 3.855 cesáreas e 1.127 normais. Neste ano foram 2.725 partos cesáreas e 863 normais, totalizando 3.588 nascimentos.
Para incentivar a escolha pelo parto humanizado, o Comitê de Estímulo ao Parto Normal, da Secretaria de Saúde, realiza o simpósio nos dias 27 e 28 de setembro com palestras, mesa redonda e atividades ao ar livre.
Na sexta-feira (27), as atividades, voltadas para médicos, enfermeiros e psicólogos, serão palestras com os temas: ′Parto normal: cuidado humanizado baseado em evidências científicas′, ′Parto normal: vivência hospitalar′, ′Violência obstétrica′ e mesa redonda com o tema: ′Experiência com parto normal′.
Entre as atividades realizadas no sábado (28), ocorrerá ultrassom natural (pintura na barriga), aula de yôga e ginástica para gestantes, além de piquenique compartilhado. A organização pede que os participantes levem, além do lanche, canga ou toalha para se acomodarem no gramado.
“Com informação de qualidade e mudança de atitudes, é possível ter um parto humanizado, que proporciona melhor recuperação, mais facilidade na amamentação e produção do leite materno, menor chance de infecções e de mortalidade materna”, diz Eliana Cismer, enfermeira obstetra, membro do Comitê.
Serviço
Acesse Simpósio Pelo Parto Humanizado e confira locais, horários e programação completa.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.