SAÚDE

Após 20 anos, dois casos de sarampo são confirmados em Maringá

Após 20 anos, dois casos de sarampo são confirmados em Maringá
A vacinação continua no município e é disponibilizada todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde. - Foto: Vivian Silva/PMM
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, confirma dois casos de sarampo na cidade, após 20 anos. De acordo com o boletim epidemiológico, são dois homens, um de 21 e outro de 29 anos. A suspeita de contaminação foi no Estado de São Paulo, visto que ambos viajaram 15 dias antes de iniciarem os sintomas. De acordo com a secretaria, o estado de saúde de ambos é estável, sem necessidade de internação.

O homem de 21 anos procurou atendimento na rede pública de saúde no dia 29 de julho. O paciente foi encaminhado para avaliação médica e afastado das atividades. Já o paciente de 29 anos foi atendido na rede privada de saúde da cidade. A entrada foi no dia 2 de agosto. Após a ciência dos casos, a Vigilância Epidemiológica do município realizou ações de bloqueio do vírus.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, e exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Podem ocorrer ainda outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os surtos de sarampo se espalham rapidamente em todos os continentes. Nos primeiros sete meses de 2019 a OMS informa que mais de 364 mil casos de foram registrados em 182 países. No mesmo período em 2018 esse número foi de pouco menos que 130 mil casos, em 181 países.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 3.339 casos confirmados até 7 de setembro. Os casos estão distribuídos em 16 estados, com a maior concentração em São Paulo.

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número um aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a dose dois aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. As pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos são consideradas vacinadas com apenas uma dose. Acima dos 50 anos a imunização é indicada somente nos casos de bloqueio vacinal, após a exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados.

Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. Aquelas que desejam engravidar devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Os profissionais da área da saúde devem ser imunizados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária, independente se atuam na atenção primária, secundária ou terciária.

Não têm indicação para tomar a vacina as pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade.

O município de Maringá continua vacinando a população contra o sarampo, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A vacina é disponibilizada de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pessoas que não têm ou não sabem se têm o esquema vacinal completo contra o sarampo, devem procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde para se imunizar. Aqueles que pretendem se deslocar para municípios com casos confirmados do vírus, devem se vacinar com pelo menos 15 dias antes da viagem.

Serviço

Confira os endereços e telefones das UBSs acessando www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/4a40f619112a.pdf
Prefeitura de Maringá