CÂMARA

Projetos de Humanização do Parto e Bar-Café no Calil Haddad são aprovados

Projetos de Humanização do Parto e Bar-Café no Calil Haddad são aprovados
O vereador e presidente do Executivo da Câmara, Alex Chaves, defendeu a importância do Bar-Café para promover a cultura. - Foto: Divulgação/CMM
Em sessão realizada na terça-feira, 10, os vereadores aprovaram projetos sobre a exploração de um bar-café no Teatro Calil Haddad, para proporcionar maiores atrativos à evento culturais e também o projeto sobre a Humanização do Parto, a fim de diminuir o número de cesarianas realizadas.

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei n. 1.894/2019, criado pelo Poder Executivo, para disponibilizar um espaço de bar-café nas instalações do Calil Haddad, incluindo autorização para colocar mesas e cadeiras na varanda de entrada do teatro. O vereador e líder do Executivo da Câmara, Alex Chaves, ressaltou a importância do projeto para atrair mais público para eventos culturais no local.

"A expectativa é que o projeto se torne atrativo para a iniciativa privada, que terá licença para usar o espaço durante cinco anos, com possibilidade de prorrogação. Investir na estrutura dos locais da área da cultura é também investir em cultura.", afirma Chaves.

Outro projeto aprovado foi o de autoria de Carlos Mariucci, vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. O Projeto de Lei n. 14.108/2017 trata-se de um Plano Municipal para Humanização do Parto, disponibilizando a administração de analgesia em casos de parto natural de gestantes do Município.

Mariucci defendeu o projeto e alertou sobre o índice de cesarianas realizadas no país. "Dados e informações alertam que o Brasil lidera o ranking mundial de cesarianas, sendo raríssimas as localidades em que o parto normal ultrapassa a faixa dos 50% dos partos realizados, sendo que as recomendações das Organização Mundial da Saúde dizem que os partos operatórios não devem ultrapassar os 15% dos nascimentos. O parto normal deve ser a rotina, e o parto cirúrgico ou cesariana, a exceção."

Na sessão desta quinta-feira, 12, a pauta aborda o Projeto de Lei n. 15179/2019, discutindo em primeira sessão sobre a instituição do “Dia Municipal de Combate a Poliomielite” e, também em primeira discussão, o Projeto de Lei n. 15176/2019 que disponibiliza cartões de passe do Transporte Público Coletivo com informações de identificação em braile.

Serviço

Para ter acesso a todos os Projetos de Lei pautados na sessão do dia 12/09, acesse www.sapl.cmm.pr.gov.br:8080/sapl/consultas/pauta_sessao/pauta_sessao_index_html.
Câmara Municipal de Maringá