TEATRO

Espetáculo com estreia nesta sexta-feira, 13, propõe reflexão sobre a morte

A Cia Tipos & Caras, mais antigo grupo ainda em atividade em Maringá (desde 1982), estreia novo espetáculo nesta sexta-feira, 13.

Espetáculo com estreia nesta sexta-feira, 13, propõe reflexão sobre a morte
Nova montagem da Cia Tipos & Caras leva o público para local desconhecido e promove uma reflexão sobre a brevidade da vida. - Foto: Isabela Giovana

O espetáculo “O expresso da meia noite” trata da brevidade da vida e convida o espectador a uma viagem pelo tema, propondo um formato diferente de espetáculo: a peça começa em um ônibus que sai da rua lateral do cemitério e leva o público para um local desconhecido (o ônibus será vedado, de modo que não será possível conhecer o caminho).

As apresentações acontecerão em um galpão e, após o espetáculo, o público será trazido de volta ao ponto de partida sem saber onde esteve. O ônibus retorna à meia noite, o que explica o nome do espetáculo.

“A ideia surgiu quando tive uma pessoa próxima de mim que sabia que iria morrer. Ela tinha muitos planos e de repente viu que estava no fim da linha. Aquilo me incomodou muito, pois nunca havia pensado em como seria se isso acontecesse comigo, se eu soubesse que teria pouco tempo de vida”, conta a atriz, autora e diretora Majô Baptistoni.

A partir deste momento, ela conversou com outras pessoas nessa situação e buscou auxílio na literatura, onde constatou que as pessoas reagem a isso de muitas formas diferentes. Foi então que resolveu escrever o texto, para levar o público a uma reflexão sobre tudo que ainda podem fazer para serem mais felizes.

Um dos objetivos é fazer com que as pessoas valorizem mais a vida. Também se espera com esse trabalho chamar a atenção das pessoas próximas aos doentes terminais, para refletirem sobre a forma como os tratam nessa fase tão delicada da vida. “Muitas vezes, não damos voz àquele que está há muito tempo doente, não ouvimos sua opinião sobre os procedimentos ou providências a serem tomadas”, comenta Majô.

Não é a primeira vez que a Cia Tipos & Caras aborda assuntos delicados, pois em seu repertório estão espetáculos que abordam questões de identidade de gênero, Aids e violência doméstica, por exemplo. O diferencial desse trabalho, no entanto, é a relação com o espaço alternativo, explorado pela primeira vez.

A montagem só foi possível pelo Prêmio Aniceto Matti da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, no qual foi um dos contemplados.

Serviço
Confira a programação completa do espetáculo acessando O Expresso da Meia Noite.

Assessoria de imprensa