COMEMORAÇÃO

Maringaense é vice-campeão da maior maratona de subida do Brasil

Maringaense é vice-campeão da maior maratona de subida do Brasil
A Mizuno Uphill Marathon é a maior maratona de subida do Brasil, realizada na Serra do Rio do Rastro. - Foto: Assessoria de imprensa
A Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Muller e Bom Jesus da Serra, em Santa Catarina, foi o palco da Mizuno Uphill Marathon, que aconteceu no último final de semana, 31 de agosto.

A Mizuno Uphill Marathon é a maior maratona de subida do Brasil, com elevação de mais de 1.500 metros. A prova possui três modalidades: 25 km, 42 km e 67 km e teve cerca de 10.000 pré-inscrições para o sorteio de 3.100 vagas para a corrida.

Neste ano, José Eraldo, atleta maringaense que defendia o bicampeonato na maratona de 42 quilômetros, conquistou a vice-liderança com o tempo de 3h02m44s. O vencedor foi o gaúcho Gabriel Picarelli, de Porto Alegre (RS), com o tempo de 3h02m03s. Foram apenas 39 segundos entre o primeiro e o segundo colocado, menor diferença de tempo já registrado nas edições realizadas.

Apesar da pouca diferença ainda é de José Eraldo o recorde da Mizuno Uphill Marathon com o menor tempo já registrado na história da prova, 3h00m56s, em 2018.

O atleta vinha treinando em dois períodos diários para a prova, intercalando corrida, treino de intensidade e musculação, com ênfase no ganho de força. "A cada ano o nível técnico da prova aumenta um pouco mais, os competidores vêm mais preparados e esse ano não foi diferente", diz José.

"Fui vice-campeão da prova e estou contente com o resultado, saindo de cabeça erguida por ter conseguido realizar, mesmo se tratando de uma prova muito difícil. Em condições normais já é uma prova extremamente dura e esse ano o clima dificultou ainda mais, com muito vento e chuva", explica.

Esse ano José Eraldo fez sua primeira prova internacional e ficou em terceiro lugar na 26ª Maratona Internacional da Disney, realizada em 13 de janeiro, em Orlando, Estados Unidos. No percurso de 42 km, o maratonista fez o tempo de 2h26m, sendo o único brasileiro a subir ao pódio da corrida, com dois americanos nas primeiras colocações.

Assessoria de imprensa