MOBILIDADE URBANA

Conheça as propostas do PlanMob de Maringá

Conheça as propostas do PlanMob de Maringá
A principal proposta do estudo de mobilidade é definir melhor as rotas da cidade. - Foto: Radio Maringá
O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Maringá já teve a licitação concluída. A empresa escolhida e a ordem de serviço serão assinadas nos próximos dias. Parte do Plano Diretor da cidade, as intervenções previstas no trânsito serão estabelecidas junto a comunidade, através das audiências públicas realizadas.

Como lei municipal, o PlanMob servirá de orientação às ações de mobilidade das próximas décadas, sendo elaborado através de pesquisas e estudos, com o intuito de formular propostas efetivas considerando estatísticas de frota de veículos, vias, motoristas, pilotos, passageiros e outros fatores.

A principal proposta do estudo de mobilidade é definir melhor as rotas da cidade para veículos de passeio, transporte público, de cargas e outros, servindo de referência para metas, projetos, campanhas e outras ações previstas pela prefeitura da cidade através da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).

Além disso, o plano analisa e estuda o funcionamento do transporte coletivo e busca valorizar pedestres e ciclistas, desestimulando o uso de veículos para diminuir a quantidade de carros nas ruas da cidade, tornando-o, em tese, mais rápido, seguro, eficiente e menos poluente.

Maringá.com