CIDADE VERDE

Maringá não possui plano especializado para controle de incêndios florestais

Maringá não possui plano especializado para controle de incêndios florestais
Conhecida como "Cidade Verde", Maringá possui 19 bosques e parques em seu perímetro urbano. - Foto: Prefeitura de Maringá
Com mais de 2 milhões de m² de área verde distribuídos em 19 bosques e parques, Maringá não possui serviço especializado para controle de incêndios florestais.

Segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, este ano foram mais de 200 casos de incêndio em vegetação na região Norte do Paraná. A falta de chuva predominante na região proporciona ambientes secos que combinados com a imprudência humana podem acarretar pequenos e grandes incêndios. O último incêndio da região aconteceu no dia 20 de agosto, em Mandaguari, e graças a rápida ação dos bombeiros o fogo pode ser controlado, evitando maiores estragos.

A implementação de um plano de combate específico para incêndios florestais não é obrigatória e deve partir do município. Luisiana Cavalca, tenente e oficial de comunicação do 5° Grupamento de Bombeiros explicou em entrevista concedida à CBN que a ocorrência de queimadas em parques e bosques não é comum na cidade e por isso um plano especializado não existe em Maringá.

O Bosque II e Parque do Ingá são os principais exemplos de ambientes florestais da cidade, inseridos no centro maringaense. Há mais de 40 dias sem chuva e com tempo seco, todo o cuidado para evitar incêndios é necessário.

Maringá.com