IBGE

População maringaense tem aumento de quase 7 mil habitantes no último ano

População maringaense tem aumento de quase 7 mil habitantes no último ano
São quase 7 mil pessoas a mais habitando Maringá em relação ao ano passado. - Foto: ACIM
Segundo dados divulgados pelo IBGE, Maringá possui aproximadamente 423.666 habitantes em 2019. Os números apontam um aumento de quase 7 mil indivíduos desde o ano passado. Em terceiro lugar no ranking de cidades mais populosas do Paraná, atrás apenas de Curitiba e Londrina que possuem 1.933.105 e 569.733 habitantes respectivamente, Maringá tem crescido em estrutura e população.

Em pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Macroplan, em agosto de 2018, Maringá ficou em primeiro lugar como melhor cidade para se viver entre as cem com mais de 273 mil habitantes. A avaliação engloba áreas da saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade.

O prefeito Ulisses Maia, em entrevista concedida à CBN Maringá, pondera que o aumento populacional da cidade ocorre pela vinda de pessoas de outras regiões para a cidade em busca de qualidade de vida. "O crescimento é fundamental, desde que a qualidade da cidade prevaleça", diz o prefeito que ainda aborda a necessidade de planejamento para suportar a demanda populacional.

“Nascem por ano 7 mil crianças em Maringá. É evidente que quase todas vão para uma fila de espera em creches, por isso as filas se estendem a 5 mil crianças todos os anos. Precisamos trabalhar muito bem o planejamento da cidade pensando em seu crescimento atual e a longo prazo, considerando que daqui a alguns anos o número de nascimentos diminui e aumenta a quantidade de idosos.” afirma Ulisses.

Mercado de trabalho e tecnologia

Nota divulgada pela prefeitura essa semana aponta que Maringá é classificada como a cidade do interior do estado que mais gera empregos em 2019. São mais de 40 mil vagas só no primeiro semestre do ano. Os dados foram levantados e divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e contabiliza Londrina e Cascavel com 39.769 e 27.678 vagas de emprego disponibilizadas respectivamente, também no primeiro semestre do ano.

Além disso, o desenvolvimento no mercado de tecnologia da cidade tem se destacado nacionalmente. O empresário Luiz Marcos, presidente da Software by Maringá, concedeu entrevista também a CBN Maringá nesta terça-feira (27) e afirmou que são mais de 600 vagas abertas para o setor de Tecnologia da Informação (TI) maringaense.

Apesar da quantidade de vagas, a demanda exige mão de obra especializada para a área e é esperado que com a construção do Parque de TI em Maringá o problema seja resolvido. O parque de aproximadamente 170 mil metros quadrados com doze lotes a venda vai conter centros especializados em pesquisa e ensino além de diversas empresas.

Maringá.com