PLANEJAMENTO E URBANISMO

Começam as audiências públicas sobre desenvolvimento da cidade

Começam as audiências públicas sobre desenvolvimento da cidade
As audiências serão realizadas por região da cidade. - Foto: Divulgação / CMM
Teve início nesta segunda-feira, 26, as audiências públicas para coleta de dados sobre as políticas de desenvolvimento nos bairros. A primeira foi realizada, ontem (26) às 19 horas, na Escola Municipal Osvaldo Cruz (Rua Otávio Periotto, 166, Centro).

Comunidade pode participar e sugerir desde a liberação ou não de construção de edifícios em seu bairro à instalação de indústrias a serem integradas na revisão do plano diretor. O documento estabelece políticas de desenvolvimento e expansão urbana para os próximos 10 anos.

Plano Diretor:

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, que é implementada através de normas de gestão territorial urbana e rural, e que, no caso da revisão do Plano Diretor de Maringá vigente, terá como horizonte de alcance o ano de 2030.

O Plano integra o processo de planejamento municipal, de modo a orientar as prioridades de investimento público e privado conforme o interesse coletivo e o objetivo de promover uma distribuição igualitária dos benefícios e ônus da urbanização.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), que organiza a audiência, o Plano Diretor do Município deve ser revisado a cada 10 anos, com participação popular, por exigência legal da Lei Federal nº 10.257/2001 - o Estatuto da Cidade.

“A justificativa é a necessidade de ajustar o planejamento urbano ao crescimento da cidade e do município com o objetivo de atender às novas demandas da sociedade”, conclui o diretor.

Serviço:

Confira o local e data da reunião de sua região acessando: http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/apgt2019.pdf

Para mais informações: (44) 3221-1441 IPPLAM e (44) 3221-1261 SEPLAN

Prefeitura de Maringá