ANIMAIS

Maringá oferece serviço de resgate a animais de grande porte

Maringá oferece serviço de  resgate a animais de grande porte
Este ano 30 resgates foram solicitados em Maringá. - Foto: Divulgação / Defesa Civil
Animais soltos em terrenos vazios como, por exemplo, cavalos, tendem a invadir vias públicas causando acidentes e outros perigos ou transtornos à população. Em Maringá, a Ouvidoria Municipal já registrou este ano 30 denúncias desse tipo de caso e, um decreto municipal está sendo elaborado para tornar o procedimento de resgate mais efetivo, incluindo cursos de aperfeiçoamento aos servidores responsáveis.

Atualmente, os resgates são realizados com o uso de um trailer e a equipe de Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal fica responsável por encaminhar o animal a um abrigo temporário de 10 dias. Após esse período, caso o proprietário não apresente documento de posse, o animal é doado.

Se comprovada a propriedade, para recuperar o animal é cobrada uma multa de R$ 500,00 e mais taxa de R$ 73,91 por dia em que o animal esteve no abrigo temporário.

O secretário do Meio Ambiente, Marco Antonio Azevedo, ressalta que a pastagem em fundos de vale coloca mananciais em risco, e que a transição de animais entre limites dos municípios exige uma solução pacificada pelas prefeituras.

Para denunciar e solicitar o resgate de animais de grande porte, ligue 156.

Prefeitura de Maringá