CULTURA

Teatro para ser escutado estreia em Maringá

Quem curte teatro terá a oportunidade de uma experiência nova em Maringá.

Teatro para ser escutado estreia em Maringá

Estreia na próxima sexta-feira (2) o espetáculo “Entrensejos”, de Vanderlei Junior, 21 anos, contemplado no Prêmio Aniceto Matti. Serão seis apresentações entre 2 e 11 de agosto, no Barracão e na Arena das Artes.

No enredo, a personagem principal conta suas memórias através do som, relacionado com a lembrança de familiares, de seus relógios, entre outras situações. O diferencial é que o público é vendado para assistir/ouvir o espetáculo. “As vendas só podem ser retiradas quando autorizamos”, explica o produtor e ator Vanderlei Junior, sem revelar detalhes. “Também há uma interação, mas é algo sutil, para não deixar ninguém desconfortável”.

É a primeira vez que Junior tem um projeto próprio aprovado em lei municipal da Secretaria de Cultura. Antes já havia participado de projetos de outros contemplados. Além de beneficiar novos artistas, a lei municipal também propicia opções artísticas fora do senso comum, como “Entrensejos”.

RADIONOVELA - O projeto tem origem em 2017, quando Junior participou de uma Mostra de Cenas Curtas, na Universidade Estadual de Maringá. Desde então, “Entrensejos” teve pequenos ajustes e ensaios abertos para testar a recepção do público. “São reações positivas com cada um tendo sua perspectiva do espetáculo. Se torna algo individual e subjetivo”, sugere Junior, que sempre esteve ligado a aspectos visuais das artes, incluindo influência de radionovelas entre as décadas de 1930 e 1960.

E sempre atento a não incomodar o público por estar com venda nos olhos. Inclusive, há um membro da equipe que acompanha a reação das pessoas e fica atento para ajudar caso alguém precise de apoio. Por outro lado, o “não ver” ressalta outros sentidos e colabora na interpretação da peça.

O produtor avisa que o projeto continua na parceria entre o Akousma e a Forféu Produções Artísticas para ser levado até para outras cidades em breve.

SERVIÇO
EVENTOS _ Maringá.Com

Prefeitura de Maringá