CULTURA

30º Festival Nipo-Brasileiro é lançado em Maringá

30º Festival Nipo-Brasileiro é lançado em Maringá
Diversas autoridades políticas, patrocinadores, jornalistas, convidados e diretores da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) prestigiaram o jantar de lançamento do Festival Nipo-Brasileiro 2019, que chega em sua 30ª edição. Os convidados provaram algumas delícias da gastronomia japonesa ontem a noite, dia 17, na sede da Acema.

Durante o jantar, a organização do Festival apresentou a programação dos dez dias de festa. Neste ano, o Festival Nipo-Brasileiro será realizado de 2 a 11 de Agosto. No palco, jovens da Acema cantaram e fizeram uma apresentação de taikô (tambores japoneses). Por meio de vídeos institucionais o público presente pôde conhecer os patrocinadores do evento e um pouco mais sobre a história do Festival e da relação da cidade com a cultura japonesa. O Nipo-Brasileiro é o segundo maior evento de Maringá, fica atrás apenas da Expoingá.

O presidente da Acema, Afonso Shiozaki, muito feliz com os 30 anos do Festival, agradeceu a todos por terem transformado o evento em um dos maiores do Brasil. "Começamos em 1989 com uma estrutura muito modesta ao lado da prefeitura e graças aos nossos diretores e voluntários conseguimos conquistar números tão expressivos e valorizar a cultura japonesa. Muito obrigado a todos!", disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Mário Hossokawa, também fez questão de relembrar a história do Festival. "Me lembro como se fosse hoje daquelas barracas ao lado da prefeitura e o cartaz com o nome de Festival Nipo Brasileiro. Fico muito feliz ao ver que essa festa cresceu tanto", acrescentou Hossokawa.

Já o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, falou aos convidados da importância da cultura japonesa para a cidade. "A Acema tem a mesma idade de Maringá. Isso demonstra o quanto a colônia japonesa foi importante para o crescimento da nossa cidade e se hoje Maringá é a melhor cidade do Brasil para se morar é mérito também dessa colônia", falou Ulisses Maia.

Novidades

Uma das novidades do Nipo-Brasileiro este ano vai ser o Festival de Robótica, que vai acontecer no dia 8 de Agosto. Será uma liga de competição de robôs de sumô e futebol. Serão 67 equipes com 6 crianças em cada equipe que vão participar. A competição terá um cunho educativo com alunos de cerca de oito escolas da cidade. As crianças já estão produzindo seus próprios robôs que participarão da competição.

O público também poderá conferir a apresentação do famoso mágico Luciano Takeda, que se apresenta pela primeira vez no Festival Nipo-Brasileiro. Outra novidade importante é a presença da exposição itinerante "O Poder do Shojo Manga". A exposição veio da Coréia e passará por somente três cidades Brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília e Maringá.

Números

São esperadas mais de 70 mil pessoas durante os dez dias de Festival. Serão cerca de 70 expositores de diversos segmentos. No palco cultural passarão shows de talentos dos mais importantes cantores da cultura japonesa local além das apresentações do Grupo Wakadaiko, Grupo Saikyou Yosakoi Soran ( muito premiado nacionalmente), entre outros. No pavilhão da gastronomia os visitantes encontrarão pratos como yakimeshi, tempura, yakisoba, sashimi, sushi, dentro outros.

Prefeitura de Maringá