ESPORTE

Equipe maringaense de natação embarca para o Brasileiro em busca de pódio

Equipe maringaense de natação embarca para o Brasileiro em busca de pódio
Rodrigo Lessio no Campeonato Regional, realizado em Maringá, na piscina da Vila Olímpica este ano
Ocorrerá nos dias 26 a 29 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo (região metropolitana de Curitiba), o Campeonato Brasileiro de Natação Júnior (16 a 19 anos)- Troféu Julio de Lamare. A equipe da Associação de Pais e Atletas de Natação (APAN) embarca para a competição com dois atletas, mais o técnico. O campeonato contará com a participação de 329 atletas de 60 clubes. O Paraná terá sete equipes representantes.

O maringaense, Julio Ito, venceu o Campeonato Brasileiro Júnior em 2017, quando nadava pela categoria Júnior 1. Agora, na categoria Júnior 2, o competidor enfrenta outra realidade. “Nesses últimos dois anos, passei por mudanças de clube, técnico e treino. Há novos adversários este ano e a disputa por medalha será intensa. É fazer o melhor para trazer bons resultados para Maringá”, cita o atleta.

O competidor está com a melhor marca de balizamento na prova dos 100 metros borboleta, com o tempo de 54′′77 segundos. Em 2017, quando venceu fez, a marca de 54′′81 segundos. Além dos 100 borboleta, o atleta está com a 6ª melhor marca de balizamento nos 200 metros borboleta e a 10ª marca nos 200 medley (50 metros cada estilo: borboleta, costas, peito e crawl).

O atleta Rodrigo Lessio está indo para segunda participação no Brasileiro, a primeira foi em 2017, quando era da categoria juvenil 2. “Estou mais focado e nadarei as provas que estou acostumado. O objetivo é abaixar os tempos nas duas provas. A ansiedade pode atrapalhar um pouco, mas nada prejudicial no tempo final”, explica o atleta da APAN. Rodrigo competirá nas provas de 200 e 100 metros estilo peito.

Campeonato Paranaense

Entre os dias 5 e 7 de julho, também na piscina do Santa Mônica, ocorrerá o Campeonato Estadual de Inverno Mirim e Petiz. Os atletas da APAN fazem a preparação para a competição diariamente. A equipe maringaense conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

Prefeitura de Maringá