ESPORTE

Maringá é 2ª nos Parajap′s e será sede dos jogos em 2020

Maringá é 2ª nos Parajap′s e será sede dos jogos em 2020
A delegação de Curitiba foi campeã, Maringá conquistou o vice campeonato e Cascavel, complementou o pódio
Pelo terceiro ano consecutivo Maringá conquistou a 2ª colocação nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajap′s). A 8ª edição dos jogos foi realizada nos dias 19 a 23, em Londrina. A equipe maringaense estava com a terceira maior delegação, com 189 integrantes, atrás de Curitiba e Cascavel. Na classificação geral a delegação de Curitiba ficou com o título. Ano que vem Maringá sediará a 9º edição dos jogos.

Na eleição para realizar os jogos em 2020, Maringá concorria com Londrina e venceu por 12 a 9 votos. Em 2017 Maringá foi sede da competição e ficou com a 2ª colocação geral, atrás de Curitiba. Esta edição dos Parajap′s contou com a participação de 1,1 mil paratletas de 50 cidades.

“É o terceiro ano seguido que conseguimos a 2ª colocação e a cada edição dos jogos, diminuímos a diferença do 1º colocado. Esse ano não participamos em duas modalidades e, com certeza, no ano que vem vamos colocar Maringá em todas modalidades”, cita o secretário Esportes e Lazer, Valmir Fassina.

Das 17 modalidades disputadas nos jogos, Maringá não participou no rugby e futsal. Algumas equipes maringaenses tiveram destaques positivos, como o parataekwondo que conquistou o título no masculino e feminino. A natação ficou com a 2ª colocação no feminino e 3ª no masculino. O goalboal conquistou o título após vencer a equipe local por 6 a 5. “Na edição passada, infelizmente, perdemos na final, mas esse ano entramos focados e mais preparados para conquistar o troféu de 1º lugar”, afirma o paratleta de goalboal, Ricardo Alexandre.

“Os resultados são frutos do trabalho que realizamos desde o início de 2017. A cada ano aumentamos o número de esportes paradesportivos e a quantidade de paratletas. No ano que vem sediaremos os Parajap′s e vamos em busca do 1º lugar na classificação geral. As modalidades paradesportivas terão mais competições durante o segundo semestre, e buscamos evoluir e atingir o ponto máximo na performance”, explica o coordenador dos Esportes Olímpicos, Silvio Rodrigues.

Prefeitura de Maringá