CIDADE

Projeto Parque do Japão é destaque em site paulistano

Maringá tem sido nesta semana um dos destaques de capa no site da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, com sede em São Paulo.

A reportagem que motiva a cortesia detalha a participação do prefeito Silvio Barros em um concorrido evento realizado no dia 21 deste mês no restaurante do Hotel Maksoud Plaza, durante almoço mensal de confraternização de empresários associados, oferecido pela presidente da entidade, Makoto Tanaka.

No evento, o prefeito Silvio Barros mostrou o Projeto Parque do Japão ­ Memorial Imin 100 ­ se dirigindo especialmente ao embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura, que está deixando o país para exercer novas funções na diplomacia japonesa.

De acordo com a reportagem, na ocasião, o prefeito maringaense convidou as empresas-membros da Câmara a se tornarem parceiras da obra, prevista para ser inaugurada em junho de 2008, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

O material jornalístico acrescenta também que, por iniciativa do prefeito Silvio Barros, a Prefeitura de Maringá, juntamente da ACEMA ­ Associação Cultural e Esportiva de Maringá, ACIM ­ Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), entre outras entidades e voluntários concentram todo o empenho para construir o Parque.

"O projeto busca ser auto-sustentável e duradouro. Por isso foi criada a Oscip 'Parque do Japão ­ Memorial Imin 100' que irá administrar e manter o espaço sem fins lucrativos, com a ajuda voluntária da comunidade", diz o texto.

JARDIM IMPERIAL: Depois de localizar Maringá como cidade pólo no noroeste do Paraná e atualmente com população aproximada de 320 mil habitantes, a reportagem revela que o projeto "Parque do Japão ­ Memorial Imin 100" objetiva a construção de um jardim japonês com originalidade e perfeição, fazendo com que a obra pareça se fundir em meio à vegetação nativa brasileira através da mistura das plantas.

O Jardim Imperial, como é chamado, tem seu estudo arquitetônico e paisagístico coordenado por técnicos da cidade-irmã Kakogawa, "onde há empenho para que seja apresentada uma paisagem japonesa dentro da mata virgem brasileira", informa a matéria, acrescentando que o governo da província de Hyogo e a JICA (Japan Internatioinal Cooperatrion Agency) já uniram esforços para construir um parque genuíno, dentro das possibilidades climáticas brasileiras.

"A idéia do Parque do Japão é oferecer aos visitantes instalações com amplas áreas verdes, lagos e cascatas, onde em cada estação do ano a natureza possa ser contemplada em sua plenitude", informa o editor.

CENTRO CULTURAL: A reportagem inserida no site da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil realça também a construção do Centro Cultural a ser utilizado para atividades culturais regionais, como apresentações de dança, música, aulas de artesanato, arte japonesa do ikebana, origami, ensino da língua japonesa, entre outras finalidades.

Idealizado na arquitetura contemporânea japonesa, o projeto do Centro Cultural é elaborado por uma equipe de profissionais brasileiros e japoneses, além de muitos voluntários.

Eles buscam a integração dos dois povos, realizando um trabalho sem fronteiras.

O projeto tem como principal característica a sua auto-suficiência dentro de um conceito moderno e arrojado, onde cada detalhe é elaborado com esmero.

"O alpendre para o Jardim Imperial, por exemplo ­ de onde se tem a vista do Jardim Imperial ­ valoriza a integração do projeto como único", observou o prefeito Silvio Barros à reportagem.

GINÁSIO DE ESPORTES: Assim como o teatro do Centro Cultural, a reportagem mostra que a arquitetura contemporânea japonesa também está presente no projeto do Ginásio de Esportes, igualmente elaborado por uma equipe de profissionais brasileiros e japoneses.

O objetivo é fazer com que as atividades no Ginásio de Esportes sejam voltadas para a formação de atletas nas artes marciais, em especial o Judô e Taekwondo.

"O projeto trará um grande benefício à comunidade em geral, sendo um espaço esportivo de referência na região", explicou o prefeito aos participantes do evento.

No encerramento, a reportagem no site reforça que o teatro e o ginásio de esportes ficarão harmoniosamente inseridos na paisagem do Jardim Japonês.

"As edificações irão se interagir num estilo único, trazendo um pedacinho do Japão para o Brasil, como forma de homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa" - conclui a matéria, que pode ser apreciada no site www.camaradojapao.org.br

Mais informações: 3221-1425 (Seduh)