CIDADE

Começa operação fiscal nos córregos de Maringá

Começa operação fiscal nos córregos de Maringá
A Secretaria de Meio Ambiente de Maringá começou hoje a operação fiscal para identificar os poluidores das nascentes de córregos e ribeirões que deságuam no Rio Pirapó, principal abastecedouro da cidade.

A fiscalização teve início no córrego Mandacaru, que nasce na região do Conjunto Ney Braga. Análises laboratoriais da nascente mostraram que o manancial está poluído principalmente com óleo e graxa.

Para identificar os causadores da poluição, os fiscais estão monitorando a rede de galerias pluviais que deságuam no ribeirão, em busca de vestígios de graxa e óleo. Também estão visitando postos de gasolina, oficinas mecânicas e lava-jatos que utilizam a rede de galerias para cientificar os proprietários da natureza da fiscalização.

“Com este método vai ser possível rastrear os resíduos até o ponto que a poluição está sendo gerada”, explica a diretora de Meio Ambiente, Marcela Nogueira.

Os responsáveis flagrados pelos fiscais serão notificados a corrigir o problema, sob pena de multa. A lei 1.358/02 prevê multas entre R$ 500,00 e R$ 50 milhões para empresas ou pessoas físicas que provocarem danos ao ambiente.

A operação fiscal vai se estender aos nove córregos e ribeirões da Zona Norte: Maringá, Nazaré, Mandacaru, Guaiapó, Morangueiro, Corregozinho I, Ozório, Campos Elíses e Isalto. As análises laboratoriais recentes apontam que todos eles apresentam algum tipo de poluição, seja por graxa, óleo animal ou esgoto doméstico.

O monitoramento das nascentes que alimentam o Pirapó vem sendo feito desde o mês passado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Sanepar. A cada três meses serão feitas novas análises laboratoriais para verificar os níveis de poluição das nascentes já fiscalizadas.

Com o monitoramento, será possível avaliar os resultados da ação fiscal. “Vamos poder comparar o antes e o depois. Com novas análises, podemos verificar focos de poluição provenientes de atividades clandestinas”, ressalta a diretora de Meio Ambiente.

PMM