CULTURA

Depois de 10 anos Maringá sedia novamente a Mostra Paranaense de Dança

Bailarinos, grupos, companhias e escolas da região que desejarem participar podem se inscrever entre os dias 11 e 17 de maio.

Depois de 10 anos Maringá sedia novamente a Mostra Paranaense de Dança
Bailarinos, companhias, grupos e escolas de dança podem se inscrever até 17 de maio

Desde 2008, a Mostra Paranaense de Dança, da ABABTG, tem selecionado coreografias, promovendo espetáculos a preços acessíveis, realizando oficinas e concedido aos talentos do Estado a oportunidade de se apresentarem em um dos palcos mais emblemáticos do Brasil, o Guairão. Uma das novidades da edição 2019 é o retorno de Maringá como sede do festival. A cidade não recebia o evento desde a sua segunda edição, há mais de dez anos.

Simone Bönisch, um das idealizadoras da Mostra e Coordenadora de Projetos da ABABTG alerta que as inscrições devem ser feitas pelo site oficial do evento: mostraprdedanca.com.br/inscricoes. "Os inscritos se apresentarão para uma banca de profissionais convidados pela ABABTG, no Teatro Calil Haddad, nos dias 8 e 9 de junho. As apresentações serão abertas ao público em geral com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00. Os selecionados dançarão na grande final da Mostra, no palco do Teatro Guaíra, entre os dias 21 e 23 de junho".

As demais cidades escolhidas para sediar a Mostra este ano são: Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão e Cascavel. Além das seletivas, elas receberão oficinas de aperfeiçoamento técnico e artístico. A Mostra já passou por 12 cidades diferentes em suas 11 edições em um sucesso crescente. De 2015 para cá, houve um aumento de 48% no número de participantes: o evento contou com 1.540 inscritos em 2015 passando para 2.276 em 2018.

Também houve um aumento de 55% no número de cidades participantes da Mostra Paranaense de Dança: em 2015, artistas de 40 cidades diferentes marcaram presença no festival. Em 2018, este número subiu para 62. Em 2019, a expectativa é que o evento reúna uma média de 15 mil pessoas, entre bailarinos, profissionais e grande público.

Serviço:
Programação