SAÚDE

Afeto e saúde para o bebê

O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida.

É de fácil digestão e protege a criança contra diversas doenças.

Entre elas, a diarréia, resfriados, infecções urinárias, respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.

A fase da amamentação auxilia também o desenvolvimento e o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.

Outro fator importante é contribuir para uma melhor respiração.

Além do aspecto da saúde, o aleitamento fortalece os laços de afetividade entre a mãe e o filho, por transmitir segurança, carinho e amor ao bebê.

Favorece ainda um bom desenvolvimento físico e mental da criança e, conseqüentemente, estabilidade emocional e maior adaptação nas etapas da vida.

Os reflexos do período da amamentação também são observados na mãe.

Em geral, o corpo retorna ao normal mais rapidamente e é menor o tempo em que o útero e o volume do seio costumam levar para voltar ao tamanho normal.

Outra vantagem é que o leite materno "não custa nada", é de fácil aquisição, apresenta a temperatura ideal para ser consumido e está livre de contaminações externas.

Cuidados: para que a mãe possa amamentar o filho sem problemas, é preciso manter os seios arejados.

Evitar lavar os mamilos após cada mamada.

O banho diário é suficiente.

Em caso de rachaduras, continuar amamentando o bebê pelo seio menos ferido, retirando o leite do lado afetado manualmente.

Também não é recomendável usar "pomadas" no local da rachadura.

O ideal é usar o próprio leite, que também funciona como um excelente cicatrizante nesses casos.

Se o seio ficar duro ou empedrado, a indicação é usar sutiã, suspender bem os seios para facilitar a saída do leite.

Outra sugestão é amamentar com maior freqüência.

Se as mamas ficarem muito cheias, a recomendação é massagear e retirar o excesso de leite para facilitar a sucção pela criança.

Os médicos orientam ainda as mães a fazerem massagens nas mamas com a polpa dos dedos em movimentos circulares no sentido da auréola (parte escura do seio) para o tórax.

Se houver febre alta, calafrios e vermelhidão nas mamas procurar orientação médica ou de um Banco de Leite, pois pode ser início de mastite (inflamação que ocorre pelo acúmulo de leite).

Em Maringá, a Secretaria Municipal da Saúde tem um serviço específico para o atendimento às mães em fase de amamentação.

Ainda na fase da gestação, há orientação e acompanhamento para que os bebês, ao nascerem, possam se alimentar, sem problemas.

O trabalho é realizado pelos profissionais das unidades básicas e das equipes do Programa Saúde da Família.