CULTURA

ProjecT.aTo começa com oficina e espetáculo

Começa na segunda-feira (29) a primeira ação do ProjecT.ato – a dança como ato, projeto de Maria Glória P. Borges e Alexandra Delgado, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti.

ProjecT.aTo começa com oficina e espetáculo

A oficina Imersão Sim e o espetáculo “Giant”, ambos com Rafaela Sahyoun (São Paulo), abrem a série de atividades do projeto, que segue até agosto recebendo outros profissionais.

A imersão SIM ocorre entre os dias 29 de abril e 3 de maio na sala de dança do Teatro Calil Haddad. É uma prática de dança sobre os caminhos do movimento e suas sensíveis conexões. Explora qualidades inerentes ao corpo, para trazer à consciência nossa movimentação. Assuntos como fluxo, tônus, pulso, gravidade, mobilidade, tridimensionalidade e seus desdobramentos serão abordados, buscando despertar potências e promover o autoconhecimento.

Já o espetáculo “Giant” será no dia 3 de maio no Teatro Reviver. Segundo a artista, é um ritual que se concretiza junto com o público numa construção de experiência. Em Maringá terá a participação especial da DJ Chá di Lirian. “A proposta é ser híbrido e fortalecer ambas as práticas, pois a DJ compõe em tempo real e a minha dança é uma composição em tempo real. Juntas vamos construir uma terceira camada, que é a do encontro e a da criação coletiva, a partir de uma partitura e dramaturgia, claro”, comenta Rafaela Sahyoun. “Giant são todos os trabalhos de dança que eu já dancei e todos os que eu gostaria de dançar”, completa.

Currículo - Rafaela Sahyoun é bailarina, articuladora e educadora. Possui vasta experiência no Brasil e no exterior, com estudos em dança na Europa, EUA e Oriente Médio. Diretora artística e curadora da imersão “Saia pra santa - Dança e Práticas Corporais”, evento de intercâmbio cultural que já teve quatro edições. Compôs a banca da Audição da SEAD - Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) no Brasil por três anos consecutivos, além de conduzir a aula da audição é também responsável pela seleção dos estudantes. É bailarina em “Glory” (duo) e “Replay”, duas remontagens de Renan Martins (Portugal/ Brasil), projeto independente idealizado por Rafaela Sahyoun. Integra o elenco de “Supernada” de Clarice Lima e fez parte do elenco de “Risca”, também dirigido por Clarice Lima em 2018 dentro do LOTE#5 de Cristian Duarte. De 2015 até 2018 integrou a Jorge Garcia Companhia de Dança. Curadora e produtora do intercâmbio cultural dos artistas e professores de dança contemporânea Milan Herich (Eslováquia) e Marco Torrice (Itália), residentes no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - CRDSP, Centro Cultural São Paulo e no Espaço Multiartístico Capital 35. Com o título em Performance Major, é graduada pela SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance, na Áustria no ano de 2010. Graduou-se também em Estudos da Dança pela Trinity Laban Centre for Movement and Dance, em Londres. Como bailarina dançou em espetáculos de Renan Martins (POT/BRA), Morena Nascimento (BRA), Sayaka Akitsu (JPN), MarcoTorrice (ITA/BEL), Clair Lefevrè (FRA), Francesco Scavetta (ITA/SUE), Nigel Charnoch (GBR), Jozef Frucek (SVK) e Linda Kapetanea (GRE), David Hernandez (US/BE), Willi Dorner (AUT), Daphna Horenczyk (ISL), Ceren Oran (TUR), Walter Tompson (USA), Jorge Garcia (BRA), Clarice Lima (BRA), Cristian Duarte (BRA). Como educadora, mantém uma prática de pesquisa contínua e compartilha com diversas companhias de dança e artistas.

Serviço:
CULTURA: “ProjecT.aTo – A Dança como Ato” - Maringá.Com

Todas as atividades são gratuitas.

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura;