EXPOSIÇÃO

Raio-x vira arte na exposição artística de José Antonio Firmino

"Sonhar e Imaginar" é o título da exposição artística de José Antonio Firmino, que está aberta para visitação no hall da Câmara de Maringá até 17 de maio.

Raio-x vira arte na exposição artística de José Antonio Firmino
José Antonio Firmino é adepto à reciclagem para expressar sua visão de mundo

São 13 quadros criados sobre chapas de raio-x, cujo azul profundo foi transformado com tinta acrílica, pastel e guache.

“A ideia é justamente incentivar o observador a ‘sonhar e imaginar’ a partir daquela mistura de azuis, cinza e branco. É como se estivéssemos olhando para o céu ou simplesmente fazendo uma leitura dos nossos dias”, comenta Firmino.

Os quadros, para o artista, podem traduzir o nosso dia a dia. “Às vezes, vivemos um dia bom, iluminado, em que o céu é azul anil. Outros dias, a vida nos parece cinza, triste e borrada. Mas, para equilibrar as energias, em determinadas ocasiões, nos encontramos distraídos em pensamentos variados como se estivéssemos olhando as nuvens e encontrando diferentes objetos e animais a cada formação.”

Firmino é paulista de nascimento, mas escolheu Maringá para viver, desde 1986, em razão da tranquilidade para viver e criar os filhos. Ingressou no mundo das artes aos 18 anos e já expôs seus trabalhos em bienais internacionais de arte, salões de arte e galerias mundo afora.

Perto dos 65 anos de idade, sua opção pela transformação de materiais em obras de arte é mais atual do que nunca.

“O significado de lixo é muito relativo. Para mim, quase tudo pode ser reaproveitado de alguma forma. Tenho uma ideia e saio em busca da matéria-prima. Outras vezes, ocorre o contrário: tenho materiais e busco uma ideia adequada a eles”, comenta ele, que, recentemente, encerrou uma exposição na cidade com sobras de lixa de construção servindo de base para sua inspiração.

CONHEÇA
Os interessados em conhecer a produção de José Antônio Firmino podem procurá-lo no Facebook por A.Firmino e entrar em contato por e-mail: jafirmino@gmail.com.

Os interessados em apresentar seus trabalhos artísticos na Câmara Municipal de Maringá devem entrar em contato com a Escola Legislativa pelo telefone: (44) 3027-4148.

Serviço:
Eventos - Maringá.Com

Câmara Municipal de Maringá