PROCON

Através de projetos itinerantes, consumidores são orientados sobre seus direitos

Através de projetos itinerantes, consumidores são orientados sobre seus direitos
O Procon de Maringá promove um trabalho de descentralização de serviços por meio de projetos que facilitam o atendimento do consumidor. Trabalhadores com dificuldade de horário e maringaenses que moram em bairros distantes podem, por meio dos projetos itinerantes do órgão de defesa, reclamar e exigir seus direitos.

“A pedido do prefeito Ulisses Maia, o Procon deve ser proativo e estar próximo à população”, salienta o diretor do órgão, João Luiz Agner Regiani.

Atualmente são dois projetos de descentralização: o Procon nos Bairros e o Procon na Feira. O primeiro, além de orientar e registrar reclamações em unidade móvel, promove atendimentos jurídicos e de saúde com universitários e demais serviços com outras secretarias municipais.

“O projeto será desenvolvido de forma estratégica em bairros-pólo e de preferência aos sábados, o que possibilita o atendimento, devido o dia, ao maior número de pessoas”, acrescenta Regiane.

Já o Procon na Feira é realizado semanalmente na Feira do Produtor ao lado do estádio Willie Davids. Por estar próximo ao Terminal Intermodal e a Praça Raposo Tavares que atualmente recebe o transporte coletivo, o local é mais um meio facilitador, principalmente para consumidores com dificuldade de se ausentar do trabalho.

A coordenadora de atendimento do Procon, Gabriela Yumi Hirayama, explica que em poucas semanas, os projetos atenderam mais de 200 pessoas que solicitavam principalmente orientações. “Observamos vários consumidores com uniforme de trabalho e que conseguiram um tempinho para o atendimento. A maioria das reclamações é a cobrança de taxas indevidas, principalmente de telefonia e de bancos”, explica.

Durante os atendimentos, especialmente para registro de reclamações, é fundamental a apresentação de documentos como notas fiscais, recibos e contratos, além de documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência atualizado). Na unidade móvel é feito pré-cadastro da reclamação, registrada posteriormente na sede do Procon.

Serviço

O Procon na Feira é realizado quarta ou quinta, conforme o calendário de jogos no Estádio Willie Davids. O atendimento se dá na esquina da Avenida Prudente de Moraes com a Avenida Herval, das 18 às 21 horas. Já a próxima edição do Procon nos Bairros será promovida, entre os dias 2 e 4 de maio, na Praça Napoleão Moreira.

Prefeitura de Maringá