INVESTIMENTO

Ordem de serviço dará início ao projeto de ampliação do aeroporto

Ordem de serviço dará início ao projeto de ampliação do aeroporto
Será assinada na sexta, 15, a ordem de serviço para o projeto executivo de obras do Aeroporto Silvio Name Júnior. As intervenções contam com a extensão da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), de 2.100 para 2.380 metros - o que a transformará em a maior pista do Estado - e a elevação dos índices de resistência da pista permitindo assim a operação de aeronaves de maior porte.

O valor total das obras é de mais de R$ 81,5 milhões com prazo de execução de 18 meses. Embora o prazo de conclusão do projeto executivo seja de seis meses - para se ter uma ideia da dimensão das intervenções, serão necessários mais de 50 mil caminhões para aterrar a área da taxiway, ou seja, 500 mil m³ - a previsão é que em maio sejam realizadas as primeiras movimentações no canteiro de obras.

Como se trata de um Regime Diferenciado de Contratações (RDC), não há aditivos e a obra deverá ser finalizada em até um ano e meio. As intervenções contemplam a demolição do atual e reconstrução do pátio 1 de aeronaves, ampliação do pátio 2, reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros - que passará dos atuais 150 m² para 300 m².

As melhorias contam ainda com a implantação de auxílios à navegação aérea, com instalação de instrumentos de aproximação ILS categoria 3 e ALS e nova estação meteorológica. Além das intervenções para segurança e resistência da pista, a superintendência do aeroporto desenvolve projetos para ampliação do terminal de passageiros e construção de uma nova sede administrativa.

De modo a não interferir e paralisar a operação das aeronaves, as intervenções para a extensão da PPD serão realizadas em 4 fases. A fase 1 prevê a demolição e reconstrução dos 120 metros finais da pista, e uma ampliação de 220 metros. O recuo de 200 metros durante a obra, disponibilizará 1840 metros para a PPD. O prazo é de 60 dias.

A fase 2 contempla a reforma dos 260 metros subsequentes. O recuo de 200 metros encurtará a PPD em 1580 metros. A duração de trabalhos é de 30 dias. A fase 3 reforma os 600 metros inciais da pista. Com as fases 1 e 2 concluídas, a PPD ficará em 1600 metros. O prazo é de 30 dias.

A reforma da faixa central da será feita na fase 4, em 60 dias. A Gerência de Operações do Aeroporto, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas elaboram planejamento. A ação visa amenizar os impactos em horários de voos e pouso e decolagem que poderão ser alterados.