MEIO AMBIENTE

Alunos plantam árvores para compensar gases poluentes

Alunos da Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior da UEM (Conseq) vão plantar 76 mudas de árvores nativas como compensação pela emissão de gases poluentes na preparação e realização do 1º Seminário de Engenharia Química, ocorrido na primeira semana do mês. Inicialmente previsto para ser feito durante o evento,o plantio sofreu um atraso e hoje, quarta-feira (17), a partir das 9 horas, próximo à Associação dos Funcionários da UEM. As mudas serão fornecidas pelo Parque Ecológico da UEM. Entre elas, estão as espécies de Pau d’Alho, Capixingui, Paineira, Sobrasil, Coração de Negro e Eritrina.

O cálculo foi baseado na matriz energética e no ciclo de vida dos materiais utilizados (gasto energético para sua produção e tempo de decomposição na natureza), na emissão de gases no transporte dos envolvidos e dos palestrantes e nos gastos energéticos durante a organização do evento. Levou em conta também a presença de 300 participantes. Ele foi feito com a colaboração da ONG Iniciativa Verde e resultou numa emissão equivalente a 12 toneladas de CO2 .

Segundo o organizador da idéia, o acadêmico Luiz André Junqueira Filho, essa é uma iniciativa inédita na UEM e serve para mostrar que o engenheiro químico pode atuar em benefício da preservação da natureza. Comentou que uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco aparelhos de ar condicionado com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. Citando as catástrofes dos últimos dois anos, argumentou que, se não tivermos uma atitude concreta, as próximas gerações serão afetadas. Disse ainda que os efeitos já começaram a ser sentidos, como a queda da produção agrícola.

Segundo o presidente da Conseq, Rodrigo Frigo, a entidade está atuando em dois projetos de redução de resíduos dentro do câmpus universitário e em um de segurança de trabalho num supermercado local. Os contatos com a entidade podem ser feitos pelo fone (44) 3261-4263, e-mail conseq@deq.uem.br ou no Bloco 127, sala 3.

UEM