HISTÓRIA

Restauração resgata características originais da ′Maria Fumaça′

Restauração resgata características originais da ′Maria Fumaça′
Hoje, às 20 horas, na entrada principal do Parque do Ingá, será apresentada a restauração da Maria Fumaça. A locomotiva, que chegou em Maringá em 1954, tem grande importância na colonização da cidade e, portanto, é um ativo histórico que merecia esse tratamento. Espetáculo teatral terá a máquina como personagem e um cenário todo especial foi montado para revelar as características originais da locomotiva.

O trabalho de restauro exigiu investimento de R$ 113 mil, aplicados na completa recuperação das características originais, como a cor. “Para chegarmos as tonalidades específicas de amarelo, preto e vermelho, houve uma intensa pesquisa histórica. Observamos que ao longo do tempo ocorreu sobreposição de tintas, afetando a originalidade da locomotiva”, detalha o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

A estrutura que abriga a máquina também foi reformada, proporcionando condições mais adequadas para a preservação da locomotiva, que chegou em Maringá no dia 31 de janeiro de 1954 conduzida pelo maquinista José Mariano. A chegada marcou a inauguração da estação ferroviária do município, fundado sete anos antes, em 1947. A ′Maria Fumaça′ foi transferida da estação para o Parque do Ingá em 1973.

A ′Maria Fumaça′ restaurada vai ser apresentada em grande estilo, como exige um relevante patrimônio histórico da cidade. Miguel Fernando explica que espetáculo teatral especialmente preparado para o evento vai surpreender ao colocar a máquina como protagonista. “Será um show com muitas luzes e organizado para dar à locomotiva o destaque que ela merece na história”, afirma o secretário de Cultura.