FISCALIZAÇÃO

Semob vistoria transportes escolares privados que atuam no município

Semob vistoria transportes escolares privados que atuam no município
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realiza entre os dias 28 a 30 de janeiro a fiscalização nos 92 veículos de transportes escolares privados que atuam no município. Os veículos e condutores passam por verificação semestral que incluem 20 itens, que precisam ser regularizados antes do período letivo, que se inicia no dia 7 de fevereiro.

Depois de aprovados na vistoria os veículos recebem um selo, fixado do lado direito no canto inferior do para brisas. O selo é obrigatório, pois comprova o cadastro e regulamentação do transporte, além da qualificação do motorista para execução do serviço. “Prezamos por combater irregularidades, prevenindo acidentes e protegendo as crianças e adolescentes que necessitam desse serviço.”, explica a gerente de concessões da Semob, Zilda Valério.

Entre os itens verificados estão o tacógrafo (monitora a velocidade, tempo e distância percorridos), extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica, freios e pneus. Também são vistoriados higiene e aparência dos veículos. Para obter o selo os condutores dos veículos não podem ter cometido infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses de acordo com o código do Departamento Estadual de Trânsito.

O veículo deve estar em bom estado de conservação, não ultrapassando 15 anos de uso. Caso os usuários da van ou responsáveis pelos alunos transportados notem algum tipo de irregularidade no transporte, a Semob reforça que estes devem denunciar por meio do 156 ou diretamente na Gerência de Terminais e Concessões, no telefone (44) 3221-8510.

Saiba mais

Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)

(44) 3221-8510 ou (44) 3221-8511