A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), realiza juntamente com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá (CRAMM), o acolhimento de mulheres que sofrem algum tipo de violência, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais, conforme classificação da Lei Maria da Penha. O centro também realiza campanhas preventivas para estimular o rompimento do ciclo de violência contra mulheres. Em 2018, foram realizados 1.493 atendimentos a vítimas de violência. No total, 113 mulheres e crianças foram acolhidas, abrigadas e atendidas em instituição específica, que fornece suporte às vítimas. A Guarda Municipal atendeu 1.409 ocorrências, sendo 240 casos de flagrantes. Em 2017, foram realizados 1.628 atendimentos. Os atendimentos prestados incluem acompanhamento psicológico e jurídico. “Oferecemos o suporte necessário para que as mulheres possam se sentir seguras novamente”, explica a diretora do Programa de Combate à Violência contra a Mulher, Juliana dos Santos.
Se enquadra na Lei Maria da PenhaViolência Física: Uso da força física para machucar, causar lesão corporal. Ex: tapas, empurrões, chutes, puxões de cabelo, tentativa de asfixia, ameaça com faca, queimaduras, etc.
Violência Psicológica: Uso de palavras e comportamentos que deixam a vítima emocionalmente afetada, prejudicando sua autoestima e o direito de fazer suas próprias escolhas. Ex: humilhações, ameaças de agressão, privação da liberdade, impedimento de trabalho ou estudo, chantagem, etc.
Violência Sexual: São condutas que levam a mulher a presenciar, participar ou manter relação sexual não desejada, por meio de ameaça, intimidação, uso de força, e impedir o uso de métodos contraceptivos.
Violência Patrimonial: Uso de meios que danificam, retém, esconde e vende objetos pertencentes à vítima. Ex: destruição, venda ou furto de instrumentos de trabalho da vítima, de documentos, de roupas, de imóvel, etc.
Violência Moral: é o ato de caluniar, difamar e injuriar. Ex: atribuir falsamente a responsabilidade por algo, ofender com palavrões, xingamentos e humilhações.
Saiba maisCentral de Atendimento à MulherLigue 180Centro de Referência de Atendimento da Mulher - CRAM (44) 3293-8350 ou (44)3293-8376
Polícia MilitarTelefone: 190
Delegacia da Mulher Av. Julio Meneguetti, nº 195, Jardim Novo MundoTelefone: 3220-2500