INFRAESTRUTURA

Obras aumentam estacionamento no aeroporto para 68 vagas

Obras aumentam estacionamento no aeroporto para 68 vagas
- Foto: Aldemir de Moraes/PMM
A administração do Aeroporto Regional de Maringá concluiu nesta semana as obras de ampliação do estacionamento para embarque e desembarque de passageiros, que teve sua capacidade aumentada em mais 36 vagas para automóveis, passando de 32 para 68 vagas.

“Para eliminar os frequentes congestionamentos de carros, acrescentamos uma pista a mais para acesso ao aeroporto e agora contamos também com duas pistas para saída, com colocação de semáforo por sensor e novo sistema de sinalização”, observa o superintendente Fernando Rezende.

O aumento da área de estacionamento neste período de final de ano, em que o fluxo e movimentação de passageiros aumentam,coincide com a fase de finalização de termos de referência e minuta para ir à licitação o projeto para construção de cinco novos hangares na área aeroportuária e a concessão de uso de área para exploração do Terminal de Cargas.

“Além da recepção de cargas aéreas, também poderemos receber cargas terrestres e cobrir a lacuna que foi aberta com a saída do Porto Seco de Maringá”, diz o superintendente.

Recursos do Aeroporto

Em paralelo às obras previstas no projeto maior, a ser desenvolvido em parceria com o Governo Federal para ampliação da pista e execução de outras obras de infraestrutura, a administração do Aeroporto de Maringá também prepara a publicação de outro edital de licitação para executar, com recursos próprios, a ampliação do terminal de passageiros e a construção de uma nova sede administrativa ao lado dele.

“Essa mudança visa desocupar a área administrativa que hoje funciona em uma área nobre no piso superior do terminal”, afirma Rezende, acrescentando que a nova sede administrativa terá em torno de 1.200m² e já tem prontos o anteprojeto e projeto executivo para serem licitados.

“A ampliação do terminal prevê também a instalação de ′fingers′, as pontes de embarque de passageiros, além de escadas rolantes para acesso à sala de embarque, que será transferida para o lado esquerdo do piso superior do prédio, dobrando seu tamanho atual”, diz o superintendente.
Já a sala de desembarque ganhará mais uma esteira de bagagem e também dobrará seu tamanho ao ser transferida para o lado direito térreo do terminal, onde se encontra atualmente a sala de embarque.

Ampliação da pista

No começo desta semana o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou o contrato firmado entre a Prefeitura de Maringá e o consórcio vencedor da licitação para a execução das obras de ampliação da pista e outras melhorias estruturais no aeroporto.

O contrato prevê a ampliação da pista de 2.100m para 2.380 metros, além de ter seu índice de resistência aumentado.

Também é prevista a demolição e reconstrução do atual pátio 1 de aeronaves, ampliação do pátio 2, construção de uma nova taxiway, reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros - que passará dos atuais 150m² para 300m² - e implantação de auxílios à navegação aérea, com instalação de instrumentos de aproximação ILS e ALS Categoria 3 e nova estação meteorológica, além de obras complementares.

De acordo com o superintendente Fernando Rezende, a partir da assinatura do contrato o valor da primeira parcela do convênio firmado com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - MTPA - será empenhado para que, na próxima etapa, seja emitida a ordem de serviço para o início das obras, o que é previsto para o começo do próximo ano.

Mais informações: 3366-3838 (Aeroporto Regional Silvio Name Júnior)