EDUCAÇÃO

Secretaria articula rede de acompanhamento de alunos e famílias

Secretaria articula rede de acompanhamento de alunos e famílias
Os alunos, dentre os 39 mil da rede municipal de ensino e suas famílias, que passam por alguma situação de risco ou vulnerabilidade social são atendidos pela rede de atenção à violência. De maneira integrada, a Secretaria de Educação (Seduc) atua com encaminhamentos para a Secretaria de Saúde, Assistência Social ou para a própria Educação, dependendo das demandas. Os serviços especializados trabalham na intenção de garantir a qualidade do processo de desenvolvimento e da aprendizagem das crianças.

Todos os 63 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e as 51 Escolas Municipais contam com um ou mais orientadores educacionais. Esse profissional é responsável por observar as necessidades dos alunos e identificar qualquer situação de risco que exija cuidados diferenciados. Caso seja observado alguma especificidade, o orientador educacional repassa a situação para o Centro de Apoio Educacional Especializado (Cemae). Lá, a equipe especializada realiza o acompanhamento e os encaminhamentos devidos para outras secretariais, preocupando-se com o bem estar de cada criança.

O Cemae atua com duas áreas: parte técnica e assessoria. A técnica consiste no atendimento fonoaudiólogo, nutricionista e psicopedagogo, enquanto a assessoria trabalha com orientação educacional, educação especial, psicopedagogia e psicologia escolar. Quando há situações mais complexas, incluindo dificuldades familiares com renda financeira, alimentação, saúde, problemas psicológicos ou violência, o Cemae encaminha os pais ou responsáveis para os atendimentos específicos, apresentando toda a rede disponível a eles.

“O nosso diferencial é que trabalhamos em rede. Temos um serviço que é integrado com outras secretariais, o que facilita o acesso para quem está precisando do apoio e ou atendimento”, explica a gerente do Cemae, Paula Bacaro. “Nossa forma de atendimento é referência no Estado”, acrescentou.

Saiba mais

Secretaria de Educação (Seduc)

Gerencia do Cemae

(44) 3221 - 1101