CINEMA

História de Maringá vira docudrama

História de Maringá vira docudrama
O Instituto Cultural Ingá (ICI) está fomentando o seu primeiro projeto sob a Lei do Audiovisual (Lei Federal 8.685/93), com recursos que atingem a marca de R$ 550 mil para sua execução, é o Docudrama: Maringá – a cidade empreendedora que nasceu de uma canção. O formato é ainda pouco conhecido, mas consiste em uma produção cinematográfica que apresenta uma história em formato de documentário e drama. Quem encabeça o projeto é o pessoal da Camarada Filmes, de Curitiba. Uma produtora paranaense que atua há 27 anos no mercado.

Direção

O Docudrama será dirigido por Marcos Cordiolli, cineasta e produtor associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Cordiolli também foi diretor de produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino e produtor executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Marcos também atuou como secretário de Cultura de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

História
O enredo será contado em três cenários, na casa de secos e molhados, no barbeiro e em uma rádio, ambos da década de 1950. A intenção é utilizar desses recortes para contar a história de Maringá.

Alan Gaitarosso, Consultor Sênior do ICI, conta que a produção será de alta qualidade, mas que ainda não há data prevista para estreia. "Com esse projeto será possível explicar como Maringá chegou no patamar de melhor cidade para se viver e, ao mesmo tempo, fazer com que o projeto tenha projeção nacional nas salas de cinema, pois a lei do audiovisual viabiliza isso". Alan também afirma que as gravações estão previstas para o primeiro semestre de 2019.

Ideia

A inspiração do projeto partiu do atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Michel Felippe. O objetivo é apresentar como a sociedade civil organizada ajudou no desenvolvimento da cidade.