PREVENÇÃO

Outubro Rosa segue com atividades até amanhã (31)

Outubro Rosa segue com atividades até amanhã (31)
Atividades pontuais, alerta e informação sobre câncer de mama e colo de útero marcaram o Outubro Rosa deste ano. A Secretaria da Mulher (Semulher) realizou nesta segunda, 29, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano, o encerramento da campanha, lembrando as duas últimas atividades de prevenção para realização dos exames.

Até quarta, 31, o caminhão ′Cuide-se Mais′ do Serviço Social da Indústria (Sesi) estará na UBS de Floriano, das 17h às 21 horas, para realizar os exames de mamografia e coleta de preventivo. O resultado sairá, no máximo, em 40 dias, e poderá ser retirado na UBS. Além desses exames, os usuários também podem fazer avaliação para verificar se há câncer de pele e os homens Antígeno Prostático Específico (PSA)- exame para diagnosticar a presença do câncer de próstata.

A usuária da UBS, Ana Maria Pereira, 57 anos, ainda não fez os exames e disse que se não fosse a ação não lembraria de fazer. “Vou fazer ainda hoje. Além de lembrar a gente, o caminhão vai facilitar aqui para a comunidade”, observou.

Além disso, o mutirão de mamografia, na secretaria de Saúde, segue também até quarta, 31, com emissão de guia para os exames preventivos contra câncer de mama e colo de útero. A ação é das 8h às 16 horas. Mais de 650 mulheres já passaram pelo atendimento do mutirão.

A diretora geral da Semulher, Nivalda Teixeira, reforçou a possibilidade de cura do câncer de mama e colo de útero quando há o conhecimento precoce e a prevenção. “O principal objetivo é conscientizar a população para a importância do cuidado com a saúde da mulher”, disse.

Números

De janeiro a julho deste ano, foram realizados cerca de 9,7 mil exames de mamografia e, de janeiro a junho, 10,7 de colo de útero, conhecidos como “papanicolau”. Os números são referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). O exame preventivo de colo de útero, de fato, previne a doença, antes que ela se torne câncer. Embora o câncer de mama seja comum em mulheres, os homens também podem ter a doença.

Em Maringá, no primeiro semestre deste ano, 24 mulheres morreram de câncer de mama. A faixa etária com mais óbitos é de 60 a 69 anos, com sete casos. Ano passado, foram 43 mortes. Destas, 11 mulheres de 50 a 59 anos e 11 mulheres de 60 a 69 anos. Em 2016, foram 39 casos, sendo 11 com mulheres de 80 anos ou mais.

Saiba mais

Coordenação Saúde da Mulher

(44) 3218-3162