Dia Internacional da Animação′ facilita acesso à cultura; evento ocorre no domingo (28)
O evento será no Teatro Barracão e terá entrada franca. O apoio é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).

Com o objetivo de gerar integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza neste domingo, 28, às 19h30, o ′Dia Internacional da Animação′, com mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais.
Maringá é uma das 200 cidades, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que celebrará a data da primeira exibição de imagens animadas no mundo. Uma das grandes características do ′DIA′ é a exibição de filmes nos grandes centros, como também em inúmeras cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema. A mostra infantil tem classificação livre, já as mostras nacional e internacional são recomendadas para maiores de 12 anos.
Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”. O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.
Curtas nacionais: Piconzé, O Homem na Caixa, Millie, Insone, Trip, La Loba, 8 Patas e Um Conselho Animador. Já os curtas internacionais são: Los Aeronautas, Luminaris, High Wool, El Empleo, Serio, 60 Segundos de Oscurid, The Short Story Of a Fox And a Mouse, Inercia e Last Call. O projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.
Serviço:
′Dia Internacional da Animação′ - Maringá.Com
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp